Presidente do Minas participou do lançamento da campanha do MPMG (Foto: Divulgação/Minas Tênis Clube)
No Dia Internacional da Mulher, o Minas Tênis Clube reitera o apoio ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na campanha “Cartão Vermelho ao Feminicídio”. A iniciativa, que teve início neste sábado (8/3) e se estenderá ao longo de todo o ano, tem como objetivo sensibilizar torcedores e toda a sociedade sobre a importância de relações igualitárias, reforçando a responsabilidade coletiva no enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio.
O presidente do Minas, Carlos Henrique Martins Teixeira, participou do lançamento da campanha, realizado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado. “A união de grandes instituições como o Ministério Público, o Minas e demais clubes do estado é fundamental para ampliar ações de conscientização e prevenção. O esporte é uma valiosa ferramenta de transformação social, especialmente na formação de valores. Por isso, precisamos nos unir e nos mobilizar cada vez mais para promover ações de enfrentamento à violência contra a mulher”, destacou o dirigente.
Além do Minas, clubes como América, Atlético e Cruzeiro se uniram na luta contra a violência doméstica e ao feminicídio. A campanha é promovida pelo MPMG, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAO-VD), sob a coordenação da Dra. Denise Guerzoni, a Coordenadoria Estadual das Promotorias de Justiça do Tribunal do Júri (Cojur) e a Ouvidoria das Mulheres. A iniciativa ainda tem o apoio de órgãos e instituições que integram a rede de proteção à mulher vítima de violência, como o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, as Polícias Civil e Militar, a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte e entidades da sociedade civil.
Disque Denúncia
Qualquer pessoa, vítima ou testemunha, pode denunciar casos de violência contra a mulher. As denúncias podem ser feitas pela Central de Atendimento à Mulher (telefone 180) ou pela Ouvidoria do MPMG (telefone 127). Em situações de urgência e perigo iminente, o recomendado é acionar a Polícia Militar pelo 190.