Caros Associados,
Tomamos conhecimento na data de hoje, 13/9/22, da coluna de opinião veiculada na edição do mesmo dia do jornal O Tempo, de autoria atribuída ao Conselheiro Nato, ex-presidente do Minas Tênis Clube, com o título de “Eleições no Minas Tênis Clube”.
A matéria, em seu contexto de forma bem explícita, faz críticas ao modelo de constituição do Conselho do Minas Tênis Clube, em seus 86 anos de existência. Ora, causa perplexidade um ex-presidente, que ilustrou a história do Clube e atuou neste critério, ignorar o Estatuto da Instituição, bem como a trajetória de sucesso do Clube.
O Minas Tênis Clube possui seu arcabouço normativo fundado no Estatuto que é a norma superior do Clube. O estatuto prevê a formação do Conselho Deliberativo composto de 350 conselheiros, com 150 conselheiros natos, sendo os outros 200 eleitos para mandato de 6 anos.
Agora, na eleição de 1/3 dos membros do Conselho Deliberativo, vimos a coluna de opinião referida criticando a Instituição, de forma injustificada, lançando tais palavras em veículo de ampla comunicação como o jornal “O Tempo”. A escolha dos conselheiros é feita de forma criteriosa, levando-se em conta a frequência e a representatividade no meio daqueles que são verdadeiros minastenistas de coração. A escolha representativa é feita de forma democrática, em que cada núcleo do Clube indica seu representante.
Outra infundada informação se deve ao argumento de que o Conselho não tem representatividade feminina, valendo destacar que o Minas renova e valoriza, por seus méritos, a presença da mulher no Conselho Deliberativo.
Definitivamente não procede a ostensiva crítica, que fique aqui registrado, ressaltando que o Minas Tênis Clube é uma instituição séria e não pode admitir que, quem quer que seja, venha lançar armadilhas inverídicas e não condizentes com a tradição da família minastenista. Não podemos admitir o menosprezo ao Conselho Deliberativo que representa o sócio e as valiosas contribuições que deu ao Minas Tênis Clube, ajudando em sua trajetória bem-sucedida.
Peço a todos do Conselho e à família Minastenista que mantenham sempre o reconhecimento que devemos de agradecimento à instituição Minas Tênis Clube, repudiando palavras que venham a atingir os valores que tanto preservamos.
Belo Horizonte, 13 de setembro de 2022
Kouros Monadjemi
Presidente do Conselho Deliberativo