Instituto Minas Tênis Solidário

Águas para o Futuro

Na Semana do Meio Ambiente, Minas receberá seminário internacional

De 03 a 05 de junho de 2025, Belo Horizonte sediará o Seminário Internacional Águas para o Futuro 2025. O evento, que acontecerá no Teatro do Centro de Cultura Unimed-BH Minas – Minas Tênis Clube, das 9h às 17h, reunirá especialistas, autoridades públicas, pesquisadores, acadêmicos e representantes de organizações internacionais, como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente.

O seminário é uma realização do Programa Hidrológico Intergovernamental (PHI) da UNESCO e conta com a parceria técnica e institucional do Instituto Espinhaço, CEREGAS, Centro IDeSCA, HMN Consultoria e ISARM. A edição deste ano também conta com o apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, da Fecomércio/MG, da GRANBEL – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, da Associação Mineira de Municípios (AMM) e do Minas Tênis Clube.

O PHI da UNESCO é o único programa intergovernamental das Nações Unidas voltado à ciência da água, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de capacidades técnicas e políticas públicas nos países membros.

Entre os destaques do evento está a participação de representantes do PHI da UNESCO, do ISARM Américas – iniciativa que promove a gestão integrada e sustentável dos aquíferos transfronteiriços nas Américas –, do CeReGAS – Centro Regional para la Gestión de Aguas Subterráneas da América Latina y el Caribe, que atua como plataforma de cooperação técnica e científica para a gestão dos recursos hídricos subterrâneos na região –, além de universidades brasileiras e internacionais, docentes notórios, centros de pesquisa, agências multilaterais, técnicos e lideranças públicas.

Na ocasião, 28 (vinte e oito) países, além de representantes dos estados brasileiros, se farão presentes durante os três dias de evento, sendo representados por cientistas, chefes de Estado, lideranças sociais e gestores públicos. A programação será dividida entre painéis temáticos, fóruns, palestras e momentos de troca de experiências, com foco na construção coletiva de soluções de interesse do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.

Com expectativa de receber cerca de 500 participantes diariamente, o evento se consolida como um espaço estratégico de articulação entre ciência, gestão pública, sociedade civil e cooperação internacional.

O tema central da edição é “Preparatório para a COP 30 – Cidades Resilientes no Enfrentamento das Mudanças Climáticas”. A programação tem como objetivo debater a adaptação e mitigação frente aos impactos das mudanças climáticas mundiais. Durante os três dias de atividades, o seminário contará com painéis, palestras e fóruns de debate que abordarão temas como gestão da água, segurança hídrica, inovação tecnológica, infraestrutura verde, políticas públicas e planejamento urbano sustentável.

A proposta do seminário é estimular o fortalecimento de redes de cooperação para que soluções concretas sejam desenhadas em sinergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda Climática Global.

 

Sobre o Evento

Data: 03 a 05 de junho de 2025
Horário: 9h às 17h
Local: Teatro do Centro de Cultura Unimed-BH Minas – Minas Tênis Clube.
Endereço: Rua da Bahia, 2244 – Lourdes – CEP 30.160-012 – Belo Horizonte – MG.
Tema: Preparatório para a COP 30 – Cidades Resilientes no Enfrentamento das Mudanças Climáticas
Realização: PHI da UNESCO, Instituto Espinhaço, Centro IDeSCA e HMN Consultoria.
Apoio institucional: Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Fecomércio/MG, GRANBEL, AMM e Minas Tênis Clube.
Público esperado: Aproximadamente 500 participantes por dia (gestores públicos, organizações internacionais, comunidade científica, universidades, setor privado, terceiro setor, imprensa e sociedade civil).