Outubro de conexões
Dia do Idoso
Na terça-feira (14/10), o Instituto Minas Tênis Solidário (IMTS) promoveu uma oficina cultural voltada para os idosos atendidos pelo Projeto Romper, em um encontro marcado por sensibilidade, aprendizado e troca de experiências. A atividade reuniu 25 participantes que acompanharam as apresentações da história do prédio, do coral “Vozes da Alma” e a exposição de arte “Raízes da Alma”, vivenciando um dia repleto de afeto e criatividade.
O encontro aconteceu no Centro Cultural do TRT-MG, espaço que, desde agosto de 2023, vem se consolidando como um importante ponto de valorização da cultura, da inclusão e da convivência social, e foi acompanhada pela minastenista Aline Tanuri, pela cogestora da instituição, Amanda, e pela gestora Sheila.
Comemorado no dia 1° de outubro, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990 e reforçada no Brasil com lei específica, como objetivo de refletir sobre as questões sociais do envelhecimento, valorizar a pessoa idosa e articular ações para garantir direitos e cidadania.
A iniciativa, viabilizada por meio da atuação voluntária de uma participante do Instituto, reflete o compromisso do Minas Tênis Solidário com a promoção de bem-estar, cultura e qualidade de vida, impactando positivamente tanto quem recebe quanto quem doa tempo e dedicação.
Cine Solidário
O mês de outubro contou com duas edições especiais do Cine Solidário, com a exibição dos filmes “O Último Azul”, em campanha comemorativa ao Dia do Idoso, e “Perrengue Fashion”, em uma ação remetente ao Outubro Rosa, que foram acompanhadas por conversas com profissionais da área da Psicologia e voluntários do IMTS. As ações foram possíveis por meio da contribuição dos associados que participam da campanha Sócio Doador.
Crescer com literatura
Com o objetivo de incentivar a leitura infantil e contribuir para uma formação mais cidadã, o grupo de cultura do IMTS realizou uma visita muito especial ao Hospital Maternidade Sofia Feldman.
Situada dentro do hospital e em funcionamento desde 2001, a Creche José de Souza Sobrinho assegura o direito da mulher de trabalhar e, ao mesmo tempo, exercer a maternidade de forma plena, amamentando seu filho conforme as orientações do Ministério da Saúde, que recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade do bebê, seguido da amamentação complementar até os dois anos ou mais. Além disso, o espaço garante o direito da criança de brincar e aprender em um ambiente acolhedor, estimulante e inclusivo para seu desenvolvimento.
Os livros arrecadados pelo Projeto Minas Tênis Solidário foram entregues na tarde do dia 15/10. Ao todo, 130 livros infantis foram doados para a biblioteca da Creche José de Souza Sobrinho, beneficiando mais de 120 crianças, com idades entre 0 e 5 anos, que frequentam o local diariamente.
A entrega foi realizada pelas voluntárias do Grupo Cultura, Andreyva Martins, Lúcia Fonseca e Patrícia Bastos, em nome do IMTS. A ação contou ainda com a presença do líder do grupo, William Allam, que reforçou junto ao público a importância da leitura para a formação e o desenvolvimento infantil.