Notícias

Esporte Ginástica de Trampolim

Missão Europa

Ginastas e técnico do Minas desembarcam em Portugal para treinos com a seleção

Chegou a vez da seleção brasileira de ginástica de trampolim participar da Missão Europa, projeto desenvolvido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), desde julho com atletas de diversas modalidades que estão na disputa por vagas para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que serão disputados de 23 de julho a 8 de agosto de 2021. Entre os convocados estão os ginastas minastenistas Rayan Castro e Alice Hellen, além do técnico Alexandro Rungue, que faz parte da comissão técnica do Brasil. A delegação brasileira, que conta, ainda, com os ginastas Lucas Tobias e Camilla Gomes, além da técnica Tatiana Figueiredo e da fisioterapeuta Mariana Aquino, ex-ginasta do Minas, permanece na cidade de Sangalhos, em Portugal, até o dia 13 de dezembro.

Rayan Castro, Alexandro Rungue e Alice Hellen representam o Minas na Europa (Foto: Divulgação/MTC)Rayan Castro, Alexandro Rungue e Alice Hellen representam o Minas na Europa (Foto: Divulgação/MTC)
A minastenista Alice Hellen comemora a oportunidade de passar um período de treinamentos com Camilla Gomes. As duas fazem dupla no Trampolim Sincronizado, lideram o ranking mundial da Federação Internacional de Ginástica (FIG) e têm o melhor resultado do Brasil em Copa do Mundo, conquistado em 2019, em Baku, no Azerbaijão. Camilla é atleta do Núcleo de Ginástica Tatiana Figueiredo, porém, vive nos Estados Unidos. Por isso, ela e Alice não conseguem fazer treinamentos juntas. “Vai ser muito bom treinar com a Camilla durante esse período em Portugal. Raramente, a gente consegue fazer treinos juntas. Geralmente, combinamos as nossas séries por telefone, cada uma faz o seu treino e, na competição, executamos juntas, às vezes sem nenhum treino. Estaremos juntas durante um mês e vamos nos preparar da melhor maneira possível para representar o Brasil pelo mundo. Eu e Rayan estamos muito felizes com a estrutura aqui de Sangalhos, que é muito parecida com a do Minas. Já estamos bem adaptados”, comemora a minastenista.

Para o atleta Rayan Castro, formado na base do Minas e que, hoje, é um dos principais ginastas da modalidade, voltar a treinar fora do País é motivo de muita comemoração. “Voltar a treinar fora do Brasil é uma coisa muito boa. Poder usufruir do Centro de Treinamento em Portugal é excelente. É claro que, devido ao momento que a gente vive, de pandemia, dá um certo receio. A pandemia ainda não acabou, mas estamos tomando todos os cuidados necessários para alcançarmos o melhor nível de treinamento aqui na Europa. Com certeza teremos resultados positivos”, destaca o minastenista.

Missão Europa
Segundo o COB, a entidade estabeleceu, junto com as autoridades portuguesas, um protocolo rígido de controle para identificar e também prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. Todos os integrantes das delegações que desembarcam em Portugal foram testados 72h antes do embarque, só podendo viajar caso apresentem resultado negativo para o PCR.  Ao chegarem a Portugal, os membros da equipe brasileira foram direto para o Centro de Treinamento, onde foram novamente testados e ficaram em isolamento por 48h, até sair o resultado da sorologia, só então foram liberados para as atividades esportivas.

O objetivo do projeto, desenvolvido pelo COB e em parceria com as confederações, é oferecer aos atletas brasileiros que estão na corrida por uma vaga nos Jogos de Olímpicos de Tóquio a volta aos treinos com segurança após o período de isolamento causado pela pandemia de covid-19.

A ação envolve atletas de 15 modalidades esportivas. Ela vem sendo desenvolvida desde julho e vai até dezembro. Pelo Minas, já estiveram em Portugal os nadadores Fernando Scheffer, Vinícius Lanza, Felipe França, Diogo Villarinho e Marco Antonio Junior, o preparador físico Adriano Barbosa e o técnico Sérgio Marques, todos da equipe de natação; Guilherme Schimidt (81kg) e Tiago Palmini (+100kg), da equipe de judô; e Bernardo Actos, da ginástica artística.

Siga as redes sociais oficiais da equipe de ginástica do Minas:
Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!