Disputa nacional
Equipe do Brasileiro de Ginástica Artística está pronta para a disputa nacional (Foto: Orlando Bento/MTC)
O Minas Tênis Clube terá 37 ginastas na disputa dos Campeonatos Brasileiros de Ginástica Artística e de Trampolim, respectivamente. A primeira competição acontece entre os dias 19 e 23 de outubro, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, enquanto a segunda vai de 25 a 29 de outubro, em São Paulo.
O Brasileiro da Artística será disputado por 13 atletas minastenistas. A equipe Feminina minastenista será representada por Ana Carolina dos Reis Jamil (Juvenil), Emilly Cruz (Pré-Infantil), Lavínia Cordeiro (Pré-Infantil) e Manuela Navarro (Pré-Infantil), já a Masculina contará com Caio Gomes (Juvenil), Felipe Ma e Silva (Juvenil), Gabriel Guimarães (Juvenil), Ivan Botelho (Juvenil), Yago Prata Lima (Juvenil), João Gabriel Barbosa (Juvenil), Francisco Macedo (Pré-Infantil), Luiz Miguel Campos (Pré-Infantil) e Pedro Lucas Barros (Pré-Infantil).
A comissão técnica será composta pelos treinadores Antônio Lameira, Rodrigo Thurler, Guilherme Moschen e Fernanda Finco, a fisioterapeuta Fernanda Viegas, a psicóloga Cristiane Santos e a chefe de delegação Edmara Colombo.
“A preparação está bem forte para a disputa do Brasileiro. Nós adaptamos as séries de alguns atletas que estão em transição do Infantil para o Juvenil, e seguimos treinando e evoluindo com os demais atletas que já estavam na categoria. Vamos tentar chegar forte na disputa para representar bem o Minas”, disse o técnico Rodrigo Thurler.
A treinadora Fernanda Alves também comentou sobre a preparação das atletas do Pré-Infantil: “Nosso objetivo para o Brasileiro é fazer as séries da melhor maneira possível e voltar pra casa com a sensação de dever cumprido. Elas tiveram uma boa preparação e vêm apresentando séries bonitas e limpas, como costumamos chamar na Ginástica. Estou contente com o grupo, nós sabemos que é uma competição difícil, mas a gente espera que elas consigam se sair bem”.
Em São Paulo
Alice Gomes, vice-campeã nos Jogos Sul-Americanos, será uma das representantes do Minas no Brasileiro (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)
Após a disputa da Artística, é a hora de mudar a chave para o Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim. Ao todo, 24 atletas representarão o Minas na capital paulista.
Os atletas Alice Gomes, Cauã Henrique, Diego Schimit, Gabriel Sousa, Manuela Moris e Rayan Castro representarão o Minas na categoria Adulto, enquanto Alice Reis e Luiza Porto disputarão no Juvenil. O Infanto-Juvenil terá Bruna Machado, Ícaro Bueno de Amorim, Marcela Machado e Marina Moyses, já o Infantil contará com Alyssa Júlia Terra, Arthur Silva, Gabriel Rodrigues, Laura Murta e Luiz Henrique Tegon. Por fim, o Pré-Infantil terá Ana Helena Freire, Catherine Menicucci, Erick Lucca Xavier, Isa Laguna, Joana Guerra, Joana Vassalo e Sofia Borges.
A comissão técnica será composta pelo técnico Silton Furiati, pela fisioterapeuta Fernanda Viegas e pela psicóloga Cristiane Santos. O treinador Alexandro Rungue também será o chefe de delegação.
Os atletas participam do Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas do Tênis e da Ginástica Ano II e contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e são beneficiados com recursos. Os técnicos Fernanda Finco, Guilherme Moschen, Rodrigo Thurler, Alexandro Rungue e Silton Furiati, o preparador físico Pedro Augusto e a fisioterapeuta Fernanda Viegas participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes.

Siga as redes sociais da Ginástica do Minas:
Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte