Classificação histórica!
Depois da façanha histórica da minastenista Alice Gomes, foi a vez do ginasta Rayan Castro carimbar o nome na história da Ginástica de Trampolim do Brasil. O atleta do Minas Tênis Clube conquistou mais uma vaga para o país nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Embora tenha ficado em 16º lugar na etapa da Copa do Mundo de Cottbus, na Alemanha, neste fim de semana, Rayan garantiu matematicamente a classificação para as olimpíadas, por meio do ranking das etapas da Copa do Mundo. Em Paris, será a primeira vez que o Brasil terá representantes no trampolim feminino e masculino, sendo que as duas vagas foram conquistadas por atletas do Minas.
Prestes a completar 22 anos, Rayan se emociona ao celebrar o feito histórico. “Estou muito feliz por conquistar essa vaga tão sonhada. Foi um ciclo olímpico intenso e até chegar aqui na Alemanha não sabia como seria a classificação, mas agora estou matematicamente garantido. Quero agradecer a todos que fizeram parte dessa conquista e torceram por mim, em especial ao Minas Tênis Clube que está comigo desde o início da minha trajetória. Bora para Paris”, afirmou o ginasta.
O atleta, que em 2023 conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-americanos de Santiago, ainda relembrou os primeiros saltos no trampolim. Incentivado pela mãe e pela avó, Rayan chegou no Minas com 10 anos de idade, após ser aprovado em um teste de seleção sem nunca ter tido contato com a modalidade. O menino espoleta, que vivia saltando de um lado para o outro, segue vestindo o azul e branco minastenista depois de mais de uma década. Agora, o atleta está a poucos saltos de conquistar uma das façanhas mais incríveis do esporte.
“O meu sonho desde criança é ser um atleta olímpico. O Minas abriu as portas para mim e, ao longo dos anos, se tornou a minha casa. O sonho que era apenas meu, passou a ser também de todos que fazem parte do meu dia a dia e ajudam no meu desenvolvimento, como os técnicos e os membros da equipe multidisciplinar. Já conquistamos feitos importantes e sinto que a ginástica brasileira passou a ser mais respeitada, muito em função do profissionalismo de dezenas de especialistas. Carrego com muito orgulho todos que contribuíram de alguma forma para que eu chegasse até aqui, especialmente a minha mãe e minha avó”, finalizou.
Siga as redes sociais da Ginástica do Minas:
Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte