Esporte

Destaque nacional

Alice Gomes, do Minas, recebe Prêmio Brasil Olímpico 2022 de melhor atleta da Ginástica de Trampolim

Alice Gomes recebeu a maior honraria do esporte brasileiro (Foto: Orlando Bento/MTC)Alice Gomes recebeu a maior honraria do esporte brasileiro (Foto: Orlando Bento/MTC)

A atleta Alice Gomes, da equipe de Ginástica de Trampolim do Minas Tênis Clube, recebeu, nesta quinta-feira (2/2), o Prêmio Brasil Olímpico 2022 de melhor atleta da modalidade. A cerimônia foi realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Coroada com a maior premiação do esporte brasileiro, Alice revela que precisou superar alguns percalços na temporada passada. “Estou muito feliz com a conquista desse prêmio porque comecei o ano fazendo uma cirurgia no joelho. Tive que operar o menisco e retirar um cisto que causava muita dor e isso me impossibilitava de treinar. Isso foi em janeiro de 2022, mas logo no meio do ano já consegui competir em um campeonato tão importante como o Pan-americano”, lembra.

Para a ginasta, a estrutura do Clube foi fundamental em seu processo de recuperação e de preparação para as competições. “Acredito que este prêmio é o resultado do meu desempenho durante o ano. Isso só foi possível porque eu tive toda a estrutura do Minas, a parte médica, psicológica, nutricional, toda a equipe multidisciplinar por trás, que pôde me acompanhar e me auxiliar para chegar aqui hoje”, completa.

O presidente Carlos Henrique Martins Teixeira celebrou o feito da minastenista. “O Minas se orgulha em ter uma atleta reconhecida como a melhor de sua modalidade e receber um prêmio tão importante para o esporte brasileiro. Isso demonstra que estamos no caminho certo, cumprindo o compromisso de ser um clube formador de atletas e cidadãos”, comemora.

Trajetória

Alice Gomes relembra quando tudo começou, nove anos atrás, em Ouro Preto, cidade da região Central de Minas Gerais. “Eu saí de um projeto social da minha cidade, Ouro Preto, o Instituto Trampolim, e quando vim para o Minas, em 2014 – ou seja, já faz muito tempo que estou aqui –, o Minas me abraçou, realmente foi uma família para mim. Eu cheguei a ter república aqui, que o Clube oferecia para conseguir morar, porque eu era menor de idade. Isso com certeza fez toda a diferença na minha vida, senão eu não estaria aqui hoje. A sensação é de gratidão, de dever cumprido e, com certeza, um impulso muito maior para iniciar o ano de 2023 melhor ainda”, celebra.

Com o calendário recheado de campeonatos, a temporada 2023 promete ser de ainda mais sucesso para Alice. “Já tenho compromisso agora em fevereiro, uma competição importante, a Copa do Mundo, e é só a primeira de diversas que terei ao longo do ano. Sinto-me segura porque posso contar com toda a estrutura do Minas e quero agradecer o Clube por ter me ajudado a chegar até aqui e ter feito parte disso tudo”, finaliza.

O processo para a escolha dos indicados ao Prêmio Brasil Olímpico foi realizado por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, a Comissão de Atletas do COB, patrocinadores, ex-atletas e personalidades do esporte.

Siga as redes sociais da Ginástica do Minas:

Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte

Os atletas da ginástica contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e são beneficiados com recursos do Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas do Tênis e da Ginástica Ano II, aprovado na Lei Estadual (MG) de Incentivo ao Esporte, nº 2020.02.0137, Decreto nº 46.308/2013. Por meio deste mecanismo é possível que o apoio financeiro, feito por empresas, a projetos esportivos aprovados pela SEDESE, seja deduzido do saldo devedor mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, também conhecida como “ICMS Corrente”, alocando o recurso em forma de esportes para a população. Esse projeto é gratuito aos beneficiários.Os técnicos Alexandro Rungue e Silton Furiati, o preparador físico Pedro Augusto e a fisioterapeuta Fernanda Viegas participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).