Minas no Pan
Caio Souza, Lucas Bitencourt e Ricardo Yokoyama estão com a Seleção Brasileira de Ginástica Artística (Foto: Arte/MTC)
Os ginastas Caio Souza e Lucas Bitencourt, ao lado do técnico Ricardo Yokoyama, irão representar o Minas Tênis Clube no Pan-Americano de Ginástica Artística. A competição será disputada entre os dias 14 e 17 de julho, no Rio de Janeiro.
“Os nossos ginastas estão sendo preparados para o Pan-Americano e outras competições desde o início do ano. Esta edição do Pan-Americano será classificatória para o Mundial, onde somente as quatro primeiras equipes podem participar, então será um evento muito importante para a Ginástica”, disse Yokoyama.
O técnico minastenista ainda espera um bom desempenho individual de Souza e Bitencourt durante a competição na capital carioca: “Acredito que por valer vaga para o Mundial, as equipes venham com o seu melhor, porém temos totais condições de nos classificarmos por Equipes. Já individualmente, também temos muitas chances de medalhas, vejo que os meninos estão bem preparados e confiantes para o Pan-Americano. Vamos manter o trabalho e o foco para os últimos ajustes antes da competição”.
Os atletas minastenistas irão compor a Seleção Brasileira Masculina Adulta junto de Arthur Zanetti, Arthur Nory, Diogo Soares e Leonardo Matheus de Souza. “Fico muito feliz em estar com a Seleção Brasileira mais uma vez neste ano. Espero fazer uma competição forte para garantir bons resultados e lutar pelo pódio”, avaliou Bitencourt.
Esta será a terceira competição dos ginastas do Minas neste ano. Na Dobro World Cup, disputada na Croácia, Caio ficou com quatro medalhas (duas de prata e duas de bronze), enquanto Lucas garantiu uma medalha de prata. Já no Troféu Brasil, Souza fechou a competição nacional com quatro medalhas (duas de ouro e duas de bronze).

Os atletas da Ginástica Artística contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e são beneficiados com recursos do Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas do Tênis e da Ginástica, aprovado na Lei Estadual (MG) de Incentivo ao Esporte, nº 2018.02.0048, Decreto nº 46.308/2013. Por meio deste mecanismo é possível que o apoio financeiro, feito por empresas, a projetos esportivos aprovados pela SEDESE, seja deduzido do saldo devedor mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, também conhecida como “ICMS Corrente”, alocando o recurso em forma de esportes para a população. Esse projeto é gratuito aos beneficiários.
O preparador físico Pedro Augusto e a fisioterapeuta Fernanda Viegas participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Siga as redes sociais oficiais da Ginástica do Minas:
Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte