Notícias

Esporte Ginástica Artística

Vai, Caio!

Ginasta minastenista busca o sonho olímpico em Tóquio

A convocação para os Jogos Olímpicos faz parte dos principais objetivos de todo atleta e a série “Minas em Tóquio” traz mais um episódio inspirador contando a história do ginasta Caio Souza, de 27 anos, na busca pelo sonho olímpico. Ele está classificado para representar a Seleção Brasileira de Ginástica Artística na Olimpíada do Japão, que será realizada em Tóquio, a partir do dia 23 de julho.

Caio é natural de Volta Redonda (RJ) e começou bem cedo no esporte. Antes de se tornar ginasta, foi influenciado pelo irmão mais velho a lutar caratê. Pela pouca estatura e para a sorte do Brasil, não deu certo. Aos 3 anos, aconselhado a buscar outro esporte, foi matriculado pelos pais na escolinha de ginástica artística da cidade, onde treinou até os 7 anos, antes de se transferir para o Flamengo. Em 2013, se mudou para São Bernardo do Campo (SP), local em que treinou até desembarcar no Minas Tênis Clube em janeiro deste ano.

Considerado atualmente como um dos melhores generalistas (ginastas que se apresentam em todos os aparelhos) do país, Caio está colhendo os frutos do árduo trabalho de sua caminhada profissional e teve sua convocação confirmada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) no fim do mês de junho. O atleta se diz motivado e preparado, em grande parte, devido à estrutura oferecida pelo Minas.

“O sentimento é de realização. Assim que acabaram os Jogos Olímpicos do Rio 2016, eu coloquei na cabeça que estaria nos Jogos de Tóquio e trabalhei duro para isso. O Minas me ofereceu toda a estrutura de ginásio, nutrição e profissionais capacitados, mas também me ajudou em outras situações. O Minas me abraçou. Com toda certeza, eu estou chegando muito melhor preparado nas Olimpíadas por conta do Minas. Agora, é continuar o trabalho, porque a convocação é só o início e eu quero mais”, afirmou o minastenista.

O ginasta integra o time brasileiro que entra para a disputa por equipes ao lado de Arthur Nory, Diogo Soares e Franciso Barretto Júnior. De acordo com sorteio da Federação Internacional de Ginástica (FIG), o time masculino disputará na Subdivisão 2, ao lado de Suíça, Grã-Bretanha, Japão e de dois grupos mistos. O Brasil estreia na madrugada do dia 24 de julho, às 2h30 (horário de Brasília).

Além de Caio, o time olímpico de ginástica nos Jogos de Tóquio conta com o técnico minastenista Ricardo Yokoyama. Na natação, o Clube será representado por Aline Rodrigues, Beatriz Dizotti, Vinícius Lanza, Fernando Scheffer, Guilherme Costa e Bruno Fratus, pela seleção brasileira, e Julia Sebastian, que representa a Argentina. O técnico Sergio Marques integra a comissão técnica do Brasil. No vôlei, estão convocadas as atletas Macrís e Carol Gattaz, no feminino, e Maurício Souza, no masculino.

Siga as redes sociais oficiais da equipe de ginástica do Minas:
Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!