Os ginastas do Minas Tênis Clube Bernardo Actos e Lucas Bittencourt foram campeões sul-americanos por equipes com a Seleção Brasileira, no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Artística, realizado em Aracaju (SE), entre 18 e 20 de outubro.
Com uma performance impecável, o Brasil somou 324.203 pontos, superando a Argentina, que fez 311.869 pontos, e se consagrou campeão da competição masculina. A federação brasileira também participou com uma segunda equipe, com a presença do minastenista Gustavo Miguel, que somou 308.796 pontos. Embora essa pontuação os colocasse na terceira posição, o regulamento não permite que mais de uma equipe de um país suba ao pódio, então o bronze ficou com o Chile, que registrou 301.635 pontos.
Além do excelente resultado coletivo, Bernardo Actos foi o grande destaque individual. O ginasta minastenista conquistou o ouro no individual geral, somando 82.067 pontos. Actos também foi campeão no solo, com uma pontuação de 13.775, no segundo dia de competições.
Outro atleta do Minas que esteve em evidência foi Lucas Bittencourt, que garantiu a terceira colocação no individual geral, com 78.767 pontos. No entanto, ele ficou fora do pódio, porque a regra só permite dois atletas por país.
Siga as redes sociais da Ginástica do Minas:
Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte
Os atletas da ginástica contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Os técnicos Alexandro Rungue (GT) e Silton Furiati (GT), o preparador físico Leandro Souza e a fisioterapeuta Fernanda Viegas participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas de Tênis e Ginástica Ano III, nº 2022.15.0036, Decreto nº 46.308/2013. Por meio deste mecanismo é possível que o apoio financeiro, feito por empresas, a projetos esportivos aprovados pela SEDESE, seja deduzido do saldo devedor mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, também conhecida como “ICMS Corrente”, alocando o recurso em forma de esportes para a população. Esse projeto é gratuito aos beneficiários.
