Notícias

Esporte Ginástica Artística

Muitos pódios

Caio Souza faz grande competição e conquista cinco ouros no Pan-americano

Caio Souza e o técnico Ricardo Yokoyama com as medalhas do Pan-americanoCaio Souza e o técnico Ricardo Yokoyama com as medalhas do Pan-americano

O ginasta minastenista Caio Souza deu show na disputa do Campeonato Pan-americano de Ginástica Artística e conquistou cinco medalhas de ouro, sendo um dos principais nomes do Brasil na competição. Caio foi campeão do individual geral, nas argolas, no salto, nas barras paralelas e por equipes com o time brasileiro. A competição internacional foi realizada no Rio de Janeiro (RJ), nesse fim de semana (4 a 6/6). O técnico do Minas Ricardo Yokoyama também participou do campeonato e integrou a comissão técnica do Brasil.

Já no primeiro dia de disputas, na sexta-feira (4/6), Caio Souza foi campeão do individual geral, com 84.450 pontos. O norte-americano Paul Wojciech Juda foi o segundo colocado, com 83.000, e o também brasileiro Diogo Soares terminou com o bronze, após somar 82.700 pontos. O ginasta minastenista também levou o ouro por equipes com o time brasileiro, que contou ainda com Diogo Soares, Tomás Florêncio, Arthur Nory e Chico Barretto Júnior e somou 251.450 pontos. O time dos Estados Unidos ficou em segundo, com 248.600.

Nas finais por aparelhos, disputada neste domingo (6/6), Caio Souza conquistou mais três medalhas de ouro. O atleta foi campeão nas argolas, com 14.700. Federico Molinari, da Argentina, ficou em segundo, com 14.500, e Kristopher Cantor, da Colômbia, foi o terceiro, com 14.350. A segunda medalha veio nas barras paralelas, com a pontuação de 14.900. O colombiano Javier Afanador ficou em segundo (14.500) e o brasileiro Diogo Soares em terceiro (14.050). Para fechar sua participação no Pan-americano, Caio foi o primeiro também no salto, com 14.575. O mexicano Fabian Hernandez levou a prata (14.175) e o argentino Daniel Villfañe ficou com o bronze (14.025). O ginasta ainda disputou a final do cavalo.

Após encerrar sua participação no Pan-americano, Caio Souza comemorou os seus resultados. “Estou feliz com a minha competição, consegui realizar um bom trabalho. Fico remoendo um pouco por causa do cavalo, a gente treina muito para poder na hora fazer a nossa melhor apresentação, mas infelizmente sofri a queda. Mas, depois disso tive as argolas, consegui tirar a maior nota que tirei nesse ciclo, depois paralelas que foi a mesma coisa e o salto. Estou muito feliz com tudo que aconteceu, apesar do cavalo, estou muito feliz”, afirmou.

Caio Souza conquistou o ouro nas argolas / Foto: Ricardo Bufolin/CBGCaio Souza conquistou o ouro nas argolas / Foto: Ricardo Bufolin/CBG

O Campeonato Pan-americano também definiu vagas individuais para o time masculino do Brasil para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Diogo Soares conquistou a vaga, após terminar em terceiro no individual geral. O minastenista Caio Souza foi o primeiro colocado, mas não era elegível para a vaga individual por ter participado da equipe brasileira que conquistou vaga para os Jogos de Tóquio no Mundial de Stuttgart, em 2019. O ginasta agora aguarda a convocação oficial da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Siga as redes sociais oficiais da equipe de ginástica do Minas:
Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!