Esporte

Medalhas no peito

Bernardo Actos e Vitaliy Guimarães faturam medalha de ouro no Troféu Brasil

O Minas Tênis Clube foi figurinha repetida no pódio do Troféu Brasil de Ginástica Artística, neste domingo (23/6), na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ). No primeiro aparelho do dia, Vitaliy Guimarães garantiu sua medalha de ouro, ficando em primeiro lugar no solo. O ginasta também levou a prata no cavalo. 

Já nas barras paralelas foi a vez da dobradinha minastenista. Bernardo Actos terminou com a primeira colocação, seguido de Lucas Bitencourt

Vitaliy, que se classificou no solo por conta de duas desistências, não deixou a oportunidade passar e fez a melhor pontuação da prova com 14.250 pontos. “Eu estava como reserva e quando soubemos da notícia meu técnico perguntou se eu queria competir. Respondi que sim, pois me sentia confiante. Saio muito feliz com o meu desempenho porque sei que dei meu melhor. O próximo passo é focar em melhorar o nível de dificuldade da minha série”, disse o atleta. 

O ginasta naturalizado brasileiro ainda ficou em quarto na barra fixa. Lucas Bitencourt terminou em sexto no mesmo aparelho e em quinto no cavalo. Bernardo Actos garantiu a sexta posição no solo. Gustavo Miguel, do Minas, também disputou as finais nas argolas (4º), paralelas (8º) e barra fixa (7º).

Convocação

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) divulgou a convocação da ginástica artística brasileira para Paris 2024 após a premiação dos medalhistas do Troféu Brasil. O ginasta Caio Souza é o representante do Minas nesta edição dos Jogos. Ele foi convocado como reserva e viaja para a capital francesa para um período de treinamentos com o Time Brasil, em caso de algum desfalque ele poderá ser opção dos treinadores. 

Confira os medalhistas do Minas por aparelho:

Solo 
🥇Vitaliy Guimarães – 14.250 pontos

Cavalo
🥈Vitaliy Guimarães – 13.150 pontos

Barras paralelas
🥇 Bernardo Actos – 14.000  pontos
🥈 Lucas Bitencourt – 13.950 pontos

Siga as redes sociais da Ginástica do Minas:

Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte

Os atletas da ginástica contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Os técnicos Alexandro Rungue (GT) e Silton Furiati (GT), o preparador físico Leandro Souza e a fisioterapeuta Fernanda Viegas participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas de Tênis e Ginástica Ano III, nº 2022.15.0036, Decreto nº 46.308/2013. Por meio deste mecanismo é possível que o apoio financeiro, feito por empresas, a projetos esportivos aprovados pela SEDESE, seja deduzido do saldo devedor mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, também conhecida como “ICMS Corrente”, alocando o recurso em forma de esportes para a população. Esse projeto é gratuito aos beneficiários.