Cara nova
Ana Luiza Lima reforça a equipe de Ginástica Artística Feminina do Minas (Foto: Orlando Bento/MTC)
De olho nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Minas Tênis Clube acertou a contratação da atleta da seleção brasileira Ana Luiza Lima, uma das promessas da Ginástica Artística Feminina. Aos 17 anos, ela já tem experiência em campeonatos nacionais e internacionais.
“O Minas me ofereceu uma grande oportunidade da qual nunca vou me esquecer. Além de tudo, a estrutura que o Clube oferece aos atletas é a de mais alto nível, que é justamente o que eu precisava no momento. Um Clube que se importa com a integridade e bem-estar acima de tudo”, celebra a ginasta.
Em ano pré-olímpico, Ana Luiza está animada para representar as cores minastenistas nas competições. “Estou muito feliz de fazer parte desse time e as minhas expectativas são as melhores. Tenho treinado muito e me dedicado todos os dias para poder chegar ao mais alto nível”, avalia.
Quanto aos objetivos da temporada, ela já tem bem claros na cabeça: “Para mim, o mais importante deste ano é estar na equipe que disputa o mundial e classificá-la para Paris e, depois, ainda teremos os Jogos Pan-Americanos. Então, espero estar na minha melhor forma para as principais competições deste ano”, destaca.
Carreira
Natural de Telêmaco Borba, no interior do Paraná, a atleta iniciou sua carreira no esporte aos sete anos. Em 2018, passou a representar a Seleção Brasileira, fazendo sua estreia no Campeonato Sul-Americano de Juniores, em Lima, no Peru. Na ocasião, conquistou a medalha de ouro no individual geral, prata no solo, bronze no salto, além de contribuir para o primeiro lugar por equipes.
No ano seguinte, Ana foi convocada para a disputa do Mundial Júnior, terminando em 29º no individual geral e contribuiu para o sétimo lugar por equipes da seleção. Ainda em 2019, foi ouro no solo no Campeonato Brasileiro da modalidade.
Foi em 2021 que a ginasta tornou-se elegível para competir na classe sênior. No Pan-Americano daquele ano, realizado no Rio de Janeiro, ela ajudou o Brasil a conquistar a medalha de ouro na final por equipes e também venceu o título no solo. Além disso, Ana Luiza fez parte da seleção brasileira que ganhou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano e ficou em quarto lugar no individual geral e o bronze na trave e no solo.
Siga as redes sociais da Ginástica do Minas:
Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte
Os atletas da ginástica contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e são beneficiados com recursos do Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas do Tênis e da Ginástica Ano II, aprovado na Lei Estadual (MG) de Incentivo ao Esporte, nº 2020.02.0137, Decreto nº 46.308/2013. Por meio deste mecanismo é possível que o apoio financeiro, feito por empresas, a projetos esportivos aprovados pela SEDESE, seja deduzido do saldo devedor mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, também conhecida como “ICMS Corrente”, alocando o recurso em forma de esportes para a população. Esse projeto é gratuito aos beneficiários. Os técnicos Fernanda Finco, Guilherme Moschen, Rodrigo Thurler e a fisioterapeuta Joyce Louise participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).