Caio Souza e o técnico Ricardo Yokoyama com as medalhas da Copa do Mundo (Fotos: Divulgação/MTC)
O ginasta Caio Souza, do Minas, mais uma vez foi um dos destaques do Brasil em competições internacionais. O minastenista disputou a etapa de Paris da Copa do Mundo, na França, e conquistou a medalha de ouro nas paralelas e a prata no salto. O ginasta generalista ainda disputou a final das argolas. Com os resultados, Caio ajudou o time brasileiro a ficar em quarto lugar no quadro geral de medalhas, com um ouro e duas pratas. O técnico Ricardo Yokoyama integrou a comissão técnica do Brasil.
Este foi o primeiro torneio de Caio Souza em Paris, que também receberá os Jogos Olímpicos, em 2024. Nas paralelas, o ginasta cravou a série e foi campeão com a nota de 14.700. No salto, fez duas boas apresentações, com as notas de 14.900 (salto 1) e 14.250 (salto 2), terminando com a média de 14.525 e a medalha de prata. “Esses resultados mostram que o meu trabalho está sendo feito, e corretamente. Agora é voltar para casa e acertar os detalhes para cada vez subir um degrau”, afirmou Caio em entrevista para a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
O minastenista também destacou que o resultado positivo é consequência do dia a dia de treinos. “Nas paralelas, não fiz a minha melhor série na classificatória, mas a nota da final foi boa. Também estou treinando muito nos saltos. Aqui eu não estava acertando a tripla pirueta, então, por essa razão, decidimos fazer a dupla e meia. Quero fazer o meu trabalho bem-feito. Como sempre digo, o resultado é consequência do que fizer dentro do ginásio”, finalizou Caio Souza.
No geral, o Brasil terminou a etapa de Paris da Copa do Mundo em quarto lugar no quadro de medalhas, com um ouro e duas pratas. O time brasileiro ficou atrás apenas dos Estados Unidos (quatro ouros, quatro pratas e dois bronzes) e da Irlanda e da Turquia (dois ouros cada).
Copa do Mundo – Resultados Caio Souza
Paralelas
1º Caio Souza – Brasil – 14.700
2º Brody Malone – EUA – 14.600
3º Donnell Whittenburg – EUA – 14.200
Salto
1º Adem Asil – Turquia – 14.725
2º Caio Souza – Brasil – 14.575
3º Artem Dolgopyat – Israel – 14.325
Argolas
1º Adem Asil – Turquia – 14.800
2º Vinzenz Höck – Áustria – 14.700
3º Donnell Whittenburg – EUA – 14.600
8º Caio Souza – Brasil – 13.500
Os atletas participam do Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas do Tênis e da Ginástica Ano II e contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e são beneficiados com recursos. Os técnicos Fernanda Finco, Guilherme Moschen, Rodrigo Thurler, Alexandro Rungue e Silton Furiati, o preparador físico Pedro Augusto e a fisioterapeuta Fernanda Viegas participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes.

Siga as redes sociais da Ginástica do Minas:
Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte