Se apaixonar pelo tênis era quase inevitável para Luiza Melo. Atleta da categoria 14 anos do Minas Tênis Clube, ela cresceu cercada pelo esporte. É filha de Daniel Melo, técnico e ex-tenista profissional, e sobrinha de Marcelo Melo, ex-número 1 do mundo nas duplas e um dos maiores nomes da história do tênis brasileiro. O exemplo dentro de casa também influenciou a irmã mais nova, Letícia, que atualmente dá os primeiros passos no esporte e integra a pré-equipe do Clube.
Desde cedo, Luiza e Letícia Melo convivem com treinos, viagens, torneios e conversas sobre o jogo. O tênis sempre esteve presente na rotina da família, seja pelas orientações do pai, nos relatos de bastidores ou nas “excursões” para assistir a grandes competições mundo afora.
“Acompanhar meu pai e meu tio é muito interessante, pois aprendo muito com eles e entendo como funciona a rotina e as obrigações de um atleta de alto nível. Quando viajo para prestigiá-los, tenho o privilégio de assistir aos maiores jogadores do mundo em quadra”, contou Luiza. Em 2025, as irmãs estiveram presentes nas arquibancadas de dois dos maiores torneios do circuito: o US Open e o Australian Open. Antes disso, marcaram presença em Roland Garros, em 2022, e em Wimbledon, em 2023.
Para o pai Daniel Melo, a trajetória da filha tem semelhanças com a que ele viveu ao lado do irmão. Ele e Marcelo cresceram frequentando o Minas, onde os pais eram sócios, e foi nas quadras minastenistas que a paixão pelo esporte se consolidou. Hoje, ele é o treinador do irmão, com quem construiu uma das parcerias mais longevas e bem-sucedidas do tênis brasileiro.
“Diferente dos demais jogadores que treinei, com o Marcelo já existia confiança, amizade e respeito. Esse processo desde o início ajudou muito no relacionamento que temos dentro de quadra. Ser o treinador dele exige uma maior cumplicidade, já que, além da vivência profissional, temos um relacionamento pessoal intenso”, explicou.
Com as referências familiares e o apoio da equipe multidisciplinar e dos treinadores do Clube, Luiza e Letícia seguem trilhando seus próprios caminhos no tênis. Sucesso!
Patrocinador: Vivo
Patrocinador: Prudential
Siga as redes sociais oficiais do tênis do Minas:
Facebook – mtcesporte
Instagram – @mtcesporte



Os atletas do tênis do Minas contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e são beneficiados com recursos aprovado nas Leis Federal e Estadual (MG) de Incentivo ao Esporte: Projetos Formação e Desenvolvimento de Atletas por meio da Integração das Ciências do Esporte, processo nº 71000.045206/2024-92 e Formação e Desenvolvimento de Atletas de Tênis e Ginástica Ano IV, nº 2024.08.0030, Decreto nº 46.308/2013. Por meio deste mecanismo é possível que o apoio financeiro, feito por empresas, a projetos esportivos aprovados pela SEDESE, seja deduzido do saldo devedor mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, também conhecida como “ICMS Corrente”, alocando o recurso em forma de esportes para a população. Esse projeto é gratuito aos beneficiários.
Os técnicos Fernanda Ferreira, Dieggo Moura, Maurício Davis e Thiago Dogliani e o preparador físico Matheus Machado participam do Projeto MINAS TÊNIS CLUBE – RECURSOS HUMANOS CICLO 2025/2028, Termo de Execução nº 35/2024, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes.