Notícias

Educação

Semana da Segurança Aquática

Minas promove treinamento para alunos de natação e associados

Entre os dias 16 e 19 de novembro, o Minas promove a Semana de Segurança Aquática. Cerca de 3.000 alunos dos Cursos de Natação e Curso Básico do Minas I, Minas II e Minas Náutico participarão de atividades práticas durante as aulas sobre os principais riscos de afogamentos, que contarão com dicas de autossalvamento, entre outras orientações para evitar acidentes aquáticos. 

Durante o período das atividades, os instrutores vão enfatizar a relevância da conquista de habilidades de segurança para formarmos crianças e adultos capazes de se adaptar às particularidades de cada ambiente.

O Brasil é um país cercado de oceanos, praias, rios, lagos, cachoeiras, piscinas, e ainda possui um clima favorável que permite aproveitar esses espaços aquáticos, mas é preciso segurança e responsabilidade de todos para diminuir os riscos existentes nos ambientes aquáticos.

A prevenção coletiva ajuda na diminuição dos riscos e das ocorrências de afogamento.

 

Segurança Aquática

A Campanha Nacional de Segurança Aquática, proposta pelo Instituto de Natação Infantil (INATI), visa conscientizar a população dos riscos e formar profissionais sobre o assunto. Em 2019, de acordo com o último dado disponibilizado pelo DATASUS, do Ministério da Saúde, e compilado no Relatório Brasil da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) de 2021, são quase 5.700 mortes por afogamento no ano, uma média de 16 afogamentos por dia. Para entender melhor a gravidade da situação: durante 90 minutos de uma partida de futebol, uma pessoa morre afogada no Brasil.   


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!