Notícias

Educação

Prevenção ativa

Confira dicas para a manutenção da saúde feminina na luta contra o câncer de mama

Durante o mês de outubro, falamos com maior atenção sobre a importância da prevenção e da identificação precoce do câncer de mama. E ontem, dia 20 de outubro, as alunas da Academia e dos Cursos Esportivos e Artísticos se vestiram de rosa para lembrar a todos da luta contra o câncer de mama!

A ação realizada ontem (20), e que se estende por toda a semana, serviu como um movimento afirmativo para mostrar que o exercício físico regular é um grande aliado na prevenção de doenças, principalmente do câncer de mama, tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira.

(Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube)

O instrutor do Curso de Atividades Coletivas, Vinícius Rosa, comenta que, de acordo com o estudo realizado em 2020, “Atividade Física e Prevenção de Câncer: Evidências, Reflexões e Apontamentos para o Sistema Único de Saúde”, a atividade física aeróbica regular é um grande aliado na prevenção de doenças, principalmente do câncer de mama. “Exercícios físicos diários, orientados por profissionais qualificados, vêm se mostrando cada vez mais eficientes”, comenta o instrutor.

A atividade física aeróbica apresenta um efeito protetor em relação ao câncer. E, de acordo com o instrutor do Curso de Musculação, Weslley Santos, “ela tem como vantagem a promoção de modulações no sistema imunológico, aumentando a imunidade do corpo e permitindo que este sistema se torne mais adaptado para reagir e combater estas mutações”. 

(Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube)

O acesso às informações e à evolução de estudos sobre o câncer de mama tem proporcionado aos envolvidos a compreensão de todo o sistema do corpo humano e de como ele reagirá nas diversas situações. Hoje, por exemplo, é consenso na literatura que aspectos como sedentarismo extremo, tabagismo e dietas inapropriadas podem induzir sinalizações para mutações.

A instrutora do Curso de Ioga, Maria Valéria Gomez, dá uma dica importante de nutrição: “nutra-se de amor”. A instrutora comenta que práticas como a da “Atenção Plena” buscam promover o cultivo de relacionamento da pessoa com ela mesma. “Diversos estudos científicos evidenciam os efeitos biológicos das práticas meditativas, observando que os praticantes de meditação têm maior proteção contra o câncer. Quando se fala de nutrir, pensamos em alimentação, mas nós todos nutrimos também o corpo, mente e coração”.

Então, fica a dica dos nossos instrutores: dietas saudáveis, cuidados com a mente e a orientação adequada para a realização de atividades físicas regulares são essenciais para prevenção de diversas doenças,  especialmente do câncer.

Nascimento da data

Em 1990, surgiu em Nova York o movimento Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar as mulheres de todas as partes do mundo sobre a importância da atenção aos sintomas e à identificação precoce do câncer de mama.  A campanha é realizada anualmente, no mês de outubro, e tem como premissas disseminar informações sobre a prevenção da doença, enfatizar a necessidade do atendimento médico especializado e incentivar a realização do exame de mamografia.

 

Siga as redes sociais oficiais da Educação do Minas:

Instagram: @mtceducacao
Facebook: /mtceducacao

 

Fotos: Orlando Bento/Minas Tênis Clube


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!