Educação

Minas e Gerdau: Dois anos transformando vidas

Manhã de festa em Ouro Branco!

O projeto social realizado pela parceria entre Minas Tênis Clube e Gerdau completa dois anos de atividade, fazendo a diferença na vida de crianças e adolescentes por meio da formação esportiva. Para celebrar esse marco e o sucesso do projeto, na manhã deste sábado (13/7), os parceiros organizaram um evento comemorativo na cidade de Ouro Branco. A confraternização contou com atividades esportivas, brincadeiras, sorteios de brindes e a participação do Max (mascote do Minas).

Iniciado em 2022, o projeto “O esporte como ferramenta de inclusão social” é realizado nas cidades de Itabirito e Ouro Branco, municípios base da Gerdau, e atualmente atende cerca de 280 crianças e adolescentes, dos quais 70% são oriundos do ensino público. Com o objetivo de proporcionar a prática esportiva orientada e criar um ambiente saudável que promova a inclusão social e o aprendizado de valores humanos, o Minas Tênis Clube contribui com sua reconhecida metodologia esportiva, capacita os profissionais envolvidos e fornece todo o suporte de gestão do Clube.

As mais de 20 turmas de vôlei e futsal desenvolvidas no projeto variam em níveis de aprendizado e conforme as faixas etárias dos alunos. Além das aulas, os jovens participam de competições organizadas pelas Escolas de Esportes do Minas Tênis Clube, nas unidades do Clube, propiciando integração com outros alunos e a experiência de conhecer a estrutura de um clube de ponta do esporte nacional.

A comemoração de dois anos do projeto movimentou a cidade de Ouro Branco, reunindo alunos, familiares e profissionais no Ginásio Poliesportivo Raimundo Batista. A prefeitura municipal colaborou com a confraternização, cedendo o espaço e proporcionando atividades lúdicas com brinquedos infláveis, futebol de sabão e rua de lazer, fundamentais para o sucesso da festa. Além disso, o mascote mais animado do Brasil, o Max, também marcou presença e deixou o clima ainda mais festivo.

“É extremamente gratificante comemorar dois anos desse projeto, resultado de uma parceria de grande sucesso. Ver os jovens se dedicando e aprendendo as modalidades esportivas com entusiasmo e alegria nos inspira e reforça o poder transformador do esporte e nos mostra que estamos no caminho certo para construir um futuro melhor, ” enfatiza Carlos Henrique Martins Teixeira, presidente do Minas Tênis Clube.

Rafael Simas, gerente de Comunicação e Marca da Gerdau, também destaca a importância do projeto: “Nossa intenção com esse projeto é realmente oferecer às famílias de Ouro Branco e Itabirito uma ferramenta poderosa de transformação, esperança e desenvolvimento: o esporte. A parceria com o Minas, que carrega uma história grandiosa de títulos e na formação de atletas, fortalece e engrandece essa iniciativa”.

O projeto, que nesses dois anos tem alcançado resultados positivos acima do esperado, foi abraçado pela comunidade e contribui cada vez mais para o desenvolvimento da cidade e dos jovens beneficiados. Dessa forma, evidencia como o apoio ao esporte pode impactar positivamente a vida das pessoas.

 

Sobre a Gerdau

Com 123 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,86 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Iorque (NYSE).

 

Sobre o Minas Tênis Clube

O Minas Tênis Clube é um dos mais tradicionais e modernos clubes sociodesportivos do Brasil, que atua em 4 pilares: educação, lazer, cultura e esporte. Considerado um celeiro de atletas, com um vasto histórico de títulos nacionais, internacionais e olímpicos, o Clube conta com mais de 1.000 atletas federados, distribuídos em nove modalidades esportivas de alto rendimento. A educação também está no DNA do Minas, que oferece 27 modalidades de cursos para cerca de 20 mil alunos minastenistas. O Clube ainda é um polo disseminador de cultura, com o Centro Cultural Unimed-BH Minas, que conta com espaços públicos e eventos para produções artísticas e atividades recreativas que promovem saúde, lazer e bem-estar. 

Veja os registros de Telmo Ferreira nesta manhã de sábado.