Notícias

Educação

Dia Verde

Mudança de atitudes são essenciais para a preservação da natureza

Ter contato com a natureza e incentivar ações sustentáveis nas gerações futuras. Esse é o ponto de partida para que possamos conscientizar nossas crianças e jovens da importância de nossas ações na conservação do meio ambiente. Hoje, dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e o Minas, que tem como um de seus pilares a educação, proporciona aos associados a possibilidade de pensar nos impactos de suas ações no futuro. São realizadas várias campanhas de conscientização, como a de economia de água e energia, coleta seletiva de lixo, entre outras. Além disso, nos cursos oferecidos, o Clube promove o envolvimento dos alunos nas campanhas, ensinando-os a importância da natureza para nossa saúde e para o nosso dia a dia.

Um dos cursos que mais trabalha o cuidado com o meio ambiente é o Curso de Artes e Horta. Desde 2015, o Clube oferece às crianças de 2 a 7 anos, a oportunidade de aprender a lidar com a terra, plantar, colher e se envolver com os cuidados com a natureza. De acordo com Larissa Oliveira, coordenadora dos Cursos Artísticos do Clube, é muito importante promover essa experiência completamente nova para muitos dos alunos, já que no curso eles aprendem a cuidar da horta como um todo, e se sentem maravilhados com a experiência. “O dia em que mexemos na terra com as minhocas é de grande expectativa e emoção. Muitos dos alunos nunca tiveram essa sensação e nunca viram esses animais tão importantes para gerar o composto orgânico e fazer as plantas crescerem mais bonitas”, ressalta ela.

Interação dos alunos do curso com a horta da Unidade I, promovendo o cuidado com a natureza. Foto: Orlando Bento

 

A horta existente no Minas, utilizada para as aulas do curso fica na Unidade I e foi projetada para que as crianças possam se engajar, verdadeiramente, nos cuidados com as plantas. As pias são baixas para que os alunos possam pegar a água, ajudar a regar a horta, e todos os detalhes foram pensados para permitir a participação ativa dos pequenos. No local, são cultivadas flores e hortaliças. A equipe de jardineiros do Clube desenvolve o trabalho, com o acompanhamento atento dos alunos, já que o objetivo do curso é fazer com que eles pensem juntos nas atividades que devem ser feitas. “As crianças aprendem a preparar a terra para o plantio, começam a regar as plantas e depois participam ativamente da colheita. Eles completam a experiência tomando sucos das hortaliças que colheram. Muitas vezes levam para casa vasos pequenos com hortaliças e outras plantas que colhemos. É uma festa”, completa a coordenadora do curso.

Confira abaixo algumas ações simples que podemos adotar ou acrescentar à nossa rotina, que fazem toda a diferença em nossa vida e na preservação do meio ambiente: 

- Na hora das compras, evite usar sacolas descartáveis. Leve a sua própria sacola retornável, feita de lona ou de pano. Uma sacola plástica demora de 100 a 400 anos para se decompor.

- Quando for comprar seus produtos cosméticos, ou de limpeza, escolha aqueles que permitem a compra de refil. Reutilizando a embalagem, você economiza na próxima compra e descarta menos lixo.

- Faça coleta seletiva em casa. Quando for descartar seu lixo separe em plásticos, vidro, papel e lixo orgânico. Ou separe em secos e molhados. Geralmente, os secos são recicláveis e os molhados não são recicláveis. Reutilize embalagens e reduza a produção de lixo

- Reduza o tempo do banho e economize água e energia. A energia gasta durante o chuveiro ligado é equivalente a 45 televisões ligadas ao mesmo tempo.

- Invista em uma horta caseira. O custo é baixo e você pode cultivar hortaliças sem agrotóxicos, melhorando a alimentação de sua família.


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!