Notícias

Cultura

Cento e uma sementes

Galeria do Minas II abriga obras de Tatiana Nesralla

Entre os dias 25/9 e 25/10 a Galeria de Arte do Minas II abriga a exposição da artista Tatiana Nesralla. Intitulada “Cento e uma sementes - E as formas criativas da natureza”, a exposição conta com 25 obras que compõem cinco séries dos trabalhos sobre sementes. “Os trabalhos expostos são desenhos/pinturas em nanquim sobre papel, mas algumas obras foram produzidas em misturas de tinta aquarela com nanquim preto ou sépia”, revela a artista.  A Galeria de Arte do Minas II fica na avenida dos Bandeirantes, 2.323, na Serra, aberta de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h. A entrada é franca.

A inspiração para a concepção das obras da mostra “Cento e uma sementes” surgiu durante a pandemia. “As obras foram produzidas durante o período de isolamento social, eu já tinha (e tenho) a natureza como o tema principal de minha produção. Mas durante aqueles períodos, em recolhimento, comecei a colecionar sementes de várias origens, deste das frutas e legumes, até as coletadas (no chão) durante as caminhadas que fazia”, conta Tatiana. Fazendo caminhadas nas ruas vazias de pessoas, mas cheias de folhas e sementes, a artista começou a ponderar. “As sementes também me levaram a refletir sobre questões mais profundas: como tão pequenas e simples serem o início da vida de uma nova planta na natureza! Para mim elas tem um sentido maior como forma arquetípica da vida no cosmos, todas as formas orgânicas que estão ligadas à vida são arredondadas, oval, daí estas formas, das sementes forem se transformando em algo vivo; para mim elas foram um ponto de retorno às origens de meus trabalhos, meio como um marco zero, como que se eu houvesse recomeçado a desenhar do básico”, atesta a artista.

Tatiana Nesralla expõe na Galeria do Minas II. Foto: Sara GuimarãesTatiana Nesralla expõe na Galeria do Minas II. Foto: Sara Guimarães

Durante a produção, Tatiana afirma que o trabalho foi ganhando novo significado. “Direcionei os trabalhos naquela época para formas que, de sementes foram se transformando em seres vivos, orgânicos. E dentro de mim eu queria também poder dizer para as pessoas que no meio da natureza encontramos as respostas, que as sementes que plantamos geram frutos. E que a vida e a morte são parte de um todo (lembrando que a planta morre e nasce da semente)”, explica a artista. Tatiana experimenta formas de criar. “E há também um outro aspecto, que é a minha forma de produzir, quando eu pego um fio de produção ou um tema, digamos assim, eu exploro as técnicas e faço repetições, em forma e em tema, e as repetições são transformações (mas nunca são cópias), eu vejo assim que meu trabalho vai se transformando”, diz.

Tatiana diz que além de mostrar o seu trabalho, seu objetivo com a exposição na Galeria do Minas II é colocar à baila questões profundas do dia a dia. “Desejo tocar as pessoas sobre as questões profundas e, ao mesmo tempo, simples da vida; que assim como as sementes podem se transformar, podemos olhar as transformações em nossas vidas. Acho que no contexto, ou melhor, na situação em que vivíamos (durante a pandemia especificamente) as questões de vida e morte estavam mais afloradas, mas esta é uma mensagem que pode ser para todas as fases da vida e suas transformações”, diz a artista.

A artista quer que o público não encaixe suas obras em rótulos. “Quero que elas simplesmente gostem do que vêm, que sintam uma calma, que meus trabalhos possam tocá-las positivamente no íntimo, que as obras reverberem, pois, as sementes são um reflexo da vida que está dentro de nós e ao nosso redor”, vaticina.

 

Serviço

Exposição “Cento e uma sementes - E as formas criativas da natureza”, de Tatiana Nesralla

Data: de 25 de setembro a 25 de outubro de 2023
Local: av. dos Bandeirantes, 2.323, Serra, no Minas II
Horário: de segunda a sexta, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h

Siga as redes sociais oficiais da cultura do Minas:

Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura

 


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!