Notícias

Cultura

Olhar Desmedido

Fotografias de Rui Cézar ocupam a Galeria do Centro Cultural Unimed-BH Minas

A Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas apresenta a exposição que reúne 73 fotografias de Rui Cézar, sob a curadoria de Paulo Rossi. Intitulada “Olhar Desmedido”, com patrocínio master do Instituto Unimed-BH, o visitante poderá contemplar, gratuitamente, o jeito de Rui apreciar paisagens, arquitetura, retratos e relíquias. O artista afirma que os fotógrafos não capturam imagens, “fazemos afirmações, proposições, apontamos para algo”, destaca. A exposição pode ser visitada entre os dias 16/7 a 15/10. A Galeria de Arte é aberta ao público  de terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 11h às 19h. A classificação é livre.

 

Foto de Rui Cézar que está na exposiçãoFoto de Rui Cézar que está na exposição

“Rui Cesar Santos, notadamente, está entre os fotógrafos brasileiros mais conhecidos e prestigiados pela qualidade de seu trabalho”, afirma o curador Paulo Rossi, que também é responsável pela expografia da mostra e do Centro de Memória do Centro Cultural Unimed-BH Minas. “O olhar particular de Rui Cézar, como fotógrafo, trouxe para o universo da fotografia um discurso amplo, inovador e bastante diversificado”, atesta. O artista diz que vem da emoção as suas obras. “Fotografo o que me emociona, denota significados, realça a vida. Emoções baratas, independente do assunto”, explica Rui.

A curadoria de Paulo Rossi, que possui vasta experiência e exímia formação como Comunicador Visual, museógrafo com especialização no ICCROM - Roma Itália, se baseou nos temas adotados que são paisagens, arquitetura, retratos e relíquias. “A curadoria também acredita que todas as obras têm a sua relevância particular, deixando o destaque para o olhar do visitante”, diz. As obras estarão dispostas em mosaicos com 16 fotos e as dimensões das fotografias expostas são variadas. “A curadoria observa o trabalho do artista como um todo, destacando a multiplicidade de capacidades e as possíveis vertentes analíticas, tomando como base a comunicação visual direta e a comparabilidade entre as diversas imagens temáticas”, revela Paulo Rossi.

 

Retrato produzido por Rui Cézar que estará na mostra.Retrato produzido por Rui Cézar que estará na mostra.

A fotografia é uma arte popular que está ao alcance de todos e encanta, eterniza momentos e traz os sentimentos de saudade, nostalgia e alegria. “Para mim a fotografia é útil de várias maneiras e para várias ocasiões e motivos. Prefiro falar que ela encanta, mas não é realmente mágica. Ela se tornou no século passado o modo predominante de descrever, representar tudo. O público a aprecia por sua utilidade afetiva, subjetiva, e como memória”, afirma o artista.

Rui diz que para ele interessa o olhar e a interpretação do visitante sobre o que verá na Galeria de Arte. “Cada pessoa faz uma leitura muito particular partindo de seu conhecimento, leitura, preferências estéticas, emocionais, psicológicas. Roland Barthes propôs que a fotografia nos oferece o “studium” e o “punctum”. O studium se refere à qualidade artística da imagem, isto que as escolas de arte nos ensinam como composição, equilíbrio, contraste ... Já o punctum é aquilo que nos espeta, fere, comove, golpeia, tange, impressiona. Me interessa bem mais o punctum mas só posso falar por mim”, vaticina.

Carlos Henrique Martins Teixeira, presidente do Minas Tênis Clube, diz que uma mostra de fotografias de Rui Cezar vai encantar o visitante. “É preciso que a lente mágica enriqueça a visão humana, disse Carlos Drummond de Andrade. Ter expostas na nossa Galeria de Arte fotografias de Rui Cézar é uma honra e um deleite para os nossos olhos ávidos por belezas”, diz.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, ao estímulo do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas, fomento da economia criativa, valorização de espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Acesse: institutounimedbh.com.br e saiba mais.  

Serviço:

Olhar Desmedido, de Rui Cézar

Data: de 16 de julho até 15 de outubro de 2023
Horário: de terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 11h às 19h.
Entrada franca | Classificação: livre

 



Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!