Notícias

Cultura

Sobre montanhas

Teatro recebe a vídeo/ópera sobre o nascimento de Minas Gerais

No dia 14/7, terça-feira, às 20h, o Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas recebe a exibição da ópera “Sobre as montanhas - a bandeira das esmeraldas e origem de Minas Gerais”. Trata-se de um espetáculo sobre a origem do estado sob a ótica da saga do bandeirante Fernão Dias. “Com o espetáculo, pretendemos fazer uma homenagem justa, monumental e épica ao povo mineiro, ao estado de Minas Gerais”, avisa Alexandre Pinheiro Neto, idealizador do libreto do espetáculo. A entrada é franca, com retiradas de ingressos, a partir de 12/7, na bilheteria do Teatro ou no site eventim, limitado a dois pares por CPF.

A ideia para o espetáculo veio no fim dos anos 1980, quando Alexandre Pinheiro Neto leu uma reportagem sobre a beleza e encantamento das esmeraldas, que abordava também a expedição do bandeirante Fernão Dias, o despertou para estudo mais profundo da história de Minas. Engenheiro, jornalista e músico, Alexandre foi compondo as músicas da ópera ao longo de 30 anos. “Passei a fazer uma pesquisa bibliográfica intensa, inclusive com visitas aos lugares onde passaram os bandeirantes. Eles permaneceram por cerca de quatro anos na região do Sumidouro, próxima a Belo Horizonte”, conta. “Recentemente percebi que tinha em mãos material para complementar, formatar, finalizar como uma obra musical. Assim nasceu “Sobre as Montanhas – a Bandeira das Esmeraldas e a Origem de Minas Gerais”, diz o compositor.

O maestro Marcelo Minal fez os arranjos para orquestra, vocais e a direção musical da peça. O espetáculo conta com quatro solistas interpretando dez personagens e um coro composto por 22 vozes. “Trata-se de uma ópera romântica, em estilo popular, composta de 28 canções temáticas, épicas, com duração de cerca de duas horas. A letra faz referência à pesquisa bibliográfica com fatos e hipóteses históricas e uma abordagem para os relacionamentos humanos com liberdades poéticas, apresentando também o cenário local”, descreve Alexandre.

 

Serviço:

“Sobre as montanhas - a bandeira das esmeraldas e origem de Minas Gerais”

Data: 14 de julho de 2022, quinta-feira
Horário: 20h
Classificação: livre
Ingressos: Gratuitos, limitados a dois pares pro CPF
 
RETIRE AQUI

É sugerido o uso de máscara em locais fechados

Horário de funcionamento da bilheteria: de segunda a sábado, das 13h às 19h. A bilheteria funciona até 30 minutos depois do início do espetáculo. Formas de pagamento: dinheiro e todos os cartões de débito e crédito.

Horário de abertura da plateia para entrada do público: 30 minutos antes do horário da apresentação.

Mais informações: (31) 3516-1360.

Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Teatro por elevador interno, com rapidez e segurança.  O Estacionamento fica aberto até meia hora após o fim do espetáculo. 

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook/mtccultura
Instagram@mtccultura

 


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!