Notícias

Cultura

Bituca na voz de Bárbara

O primeiro show da edição 2021 do Sarau MTC, Bárbara Barcellos cantou Milton Nascimento

O primeiro show da 5ª edição do Sarau Minas Tênis Clube foi da cantora e compositora Bárbara Barcellos interpretando a obra de Milton Nascimento (Bituca). Acompanhada pelos músicos Wilson e Beto Lopes e Lincoln Cheib, os mesmos que costumam tocar com Bituca, a artista interpretou canções do lado B da obra do cantor e compositor carioca com alma mineira. A apresentação do show foi feita pela atriz e jornalista Christiane Antuña, que trouxe informações relevantes sobre a obra de Bituca, e também a notícia que será lançado um documentário sobre o músico, em 2024.

Para conquistar o público, Bárbara iniciou o show com a canção “Ponta de areia”, uma das mais conhecidas da dupla Milton e Fernando Brant, que já foi registrada por Elis Regina, Nana Caymmi, Quarteto em Cy e pelo próprio Milton. A letra da canção surgiu depois que Milton mandou para Brant uma fita com duas canções. Para o jornal O Tempo, em 2014, Milton lembrou que ‘Ponta de Areia’ “foi gravada em 1980, para uma coreografia do Grupo Corpo, com texto do jornalista Fernando Brant. A letra lamenta o fechamento da estrada de ferro inaugurada em 1881 para ligar Minas Gerais ao mar do Sul da Bahia, em Ponta de Areia”. A canção está no segundo balé do Grupo Corpo intitulado “Último trem”, coreografado pelo argentino Oscar Araiz. 

Bárbara contou curiosidades sobre algumas das canções de Milton que ela interpretou. Porém, sobre “Sentinela”, a artista contou a sua história pessoal. “Eu estava participando do show de Rodrigo Borges no Bar do Clube da Esquina, e aí comecei a cantar e tocar ‘Sentinela’, bem no verso que diz ‘vulto negro em meu rumo vem’, foi aparecendo a cabeça do Bituca subindo a escada do bar e andando na minha direção. Para continuar a cantar eu fechei os olhos e ele ficou parado na minha frente”, a plateia caiu na gargalhada para, em seguida, perder o fôlego com a jovem cantora interpretando a canção. A última música do show foi “A Lua girou”, em que Bárbara regeu a plateia no mantra que a canção oferece.

O próximo show do Sarau Minas Tênis Clube edição 2021 será da cantora Flaviane Orlando cantando Elza Soares. No dia 5/10 (terça-feira), às 20h, com ingressos no valor de R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia) (compre aqui). O Sarau Minas Tênis Clube abraça o Programa Minas Tênis Solidário. Por isso, no dia do show, traga itens de higiene pessoal, eles serão doados para as instituições parceiras.

Confira algumas fotos do show, creditadas a Orlando Bento.

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook/mtccultura
Instagram@mtccultura

 


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!