Notícias

Cultura

Registro da arte

Catálogo da exposição “Amiclar de Castro – Matéria e Luz” será disponibilizado on-line

Nesta terça-feira (8/6), às 19h, será transmitido, no canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube, um bate-papo com Rodrigo de Castro, artista plástico e curador da mostra “Amilcar de Castro – Matéria e Luz”, a primeira a fazer parte do calendário da celebração dos 100 anos do artista, comemorado em 2020. A exposição esteve na Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas, entre novembro de 2020 e janeiro de 2021, com patrocínio máster do Instituto Unimed-BH. A conversa marca o lançamento virtual do catálogo da mostra que será disponibilizado no site do Minas Tênis Clube. Acesso aqui.

O catálogo da exposição “Amilcar de Castro - Matéria e Luz”, tem projeto gráfico de Lúcia Nemer e Martuse Fornaciari, produção da NF Design, fotografias de Denise Andrade, Eduardo Eckenfels e do acervo do Instituto Amilcar de Castro. A publicação, que tem 100 páginas, apresenta textos, traduzidos para o inglês, que contam sobre a trajetória do artista na história da arte e alguns poemas de Amilcar.

 

Catálogo da exposição "Amilcar de Castro - Matéria e Luz" será disponibilizado no site do Minas a partir de 8/6. Foto: Orlando BentoCatálogo da exposição "Amilcar de Castro - Matéria e Luz" será disponibilizado no site do Minas a partir de 8/6. Foto: Orlando Bento

A exposição ocupou os 412m² da Galeria de Arte, com 50 obras do artista, entre esculturas, eucatex, papel e telas. Sucesso na imprensa, a mostra foi pauta para mídia especializada e não especializada da capital mineira e de São Paulo. Mesmo com o isolamento social, a Galeria esteve, por um período, aberta para visitação, respeitando os protocolos de biossegurança da Prefeitura de Belo Horizonte. Além da exposição física, por conta da pandemia, foi produzida uma websérie com cinco vídeos curtos em que as obras de Amilcar foram apresentadas por tipologia. Também fazem parte da série vídeos com depoimentos de artistas, curadores e críticos de arte reverenciando a obra Amilcar de Castro. Os vídeos podem ser assistidos no Vimeo.

No bate-papo, Rodrigo de Castro falou sobre a vida e obra de Amilcar, seu pai e um dos mais relevantes nomes da história da arte. “A importância de Amilcar de Castro não se restringe à criação de um novo processo para execução de esculturas. O que ele realizou é muito mais que isso. A geometria inteligente e sensível do artista cria, ao dobrar a chapa cortada, espaços vazios que são fatalmente preenchidos de luz. Há uma convergência, um forte encontro de matéria e luz criando a obra no espaço. Arte de pura essência e força que sempre nos surpreende. E quanto mais o tempo passa, maior a grandeza que se desvela de sua obra”, explica o curador. Confira o bate-papo aqui.

 

 

Sobre o catálogo, Rodrigo afirma a importância do registro da mostra. “As exposições terminam e levamos na memória as vivências que tivemos com as obras ali presentes e ao alcance do nosso olhar, preenchendo a alma com a essência do belo, da arte e da vida. Então, o catálogo se faz importante porque registra o realizado e oferece a todos, os que visitaram e os que não tiveram a chance, a oportunidade de ver e relembrar os 100 anos de Amilcar de Castro”, diz Rodrigo de Castro. “Com a tecnologia ao nosso alcance é possível ir além e oferecer o catálogo on-line, democratizando o acesso à arte, tão importante para o desenvolver da nossa sociedade”, observa o curador.

Serviço

Bate-papo com Rodrigo de Castro – Lançamento do catálogo da exposição “Amilcar de Castro – Matéria e Luz”
Data:
 8 de junho, terça-feira.
Horário: 19h.
On-line: canal do Minas Tênis Clube no YouTube (youtube.com/minastcoficial).

Siga as redes sociais oficiais da cultura do Minas:

Facebook/mtccultura
Instagram@mtccultura

 


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!