Notícias

Cultura

Recital de Beethoven

Orquestra Voluntária e Belo Horizonte (Ovo) se apresenta neste domingo

No dia 13 de dezembro (domingo), às 11h, o Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas recebe o recital da Orquestra Voluntária de Belo Horizonte (Ovo), regida pelo maestro Werner Silveira, com obras de Beethoven. Criada em outubro de 2019, a Ovo tem como objetivo oferecer aos jovens em formação musical a experiência de tocar numa orquestra. A maior parte dos integrantes é de alunos da graduação e pós-graduação em Música da UFMG e da UEMG. O recital será transmitido pelo canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube (youtube.com/minastcoficial) e também terá plateia presencial com retirada de ingressos gratuitos no site da Eventim.

A Ovo conta com 70 instrumentistas regidos por Werner Silveira, integrante do naipe de percussão da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e regente assistente da Orquestra Sinfônica de Betim. O projeto da Ovo começou a tomar forma depois do encerramento da programação de concertos do ano, em que os músicos queriam mais apresentações e, a partir daí, Werner Silveira pensou: "Por que não realizar uma apresentação na Sala Minas Gerais?". Foi nesse momento que nasceu a Ovo, que contou com apoio de músicos profissionais que demonstraram e ainda apresentam o interesse em ajudar os jovens músicos.

O maestro Werner Silveira, criador da Orquestra Voluntária de Belo Horizonte (Ovo). Foto: Alexandre Rezende

Além do trabalho técnico/musical, a Ovo conta com músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais para aconselhar e instruir os jovens estudantes de música que compõem o grupo. O grande diferencial da OVO está na formação intelectual de seus integrantes, por meio de breves aulas de história da arte e da música, em que os alunos aprendem não somente a tocar a obra, mas sobre a música, o período em que foi composta, as questões da época em que foi produzida e as particularidades de cada um dos grandes compositores que têm suas peças executadas pela Ovo. Isso contribui fortemente nas interpretações das músicas, em seus estudos individuais, no enriquecimento da cultura geral e, principalmente, na postura de cada um deles como profissionais e como cidadãos.

Serviço

Orquestra Voluntária de Belo Horizonte (Ovo)
Data
: 13 de dezembro, domingo.
Horário: 11h.
Transmissão: canal do Minas Tênis Clube no Youtube (youtube.com/minastcoficial)
Presencial:
 Gratuito, com retirada de ingressos no site da Eventim a partir do da quinta-feira que antecede o recital, dia 10/12, limitado a um par de ingressos por CPF. O número de ingressos disponibilizados obedece a capacidade máxima de ocupação, limitada a 50% dos assentos, com escalonamento da saída por fileiras. O uso de máscara é obrigatório. Venda de ingressos para assentos sem distanciamento somente para grupos de até quatro pessoas, desde que os ingressos sejam adquiridos por um mesmo indivíduo.

Siga como redes sociais oficiais da cultura de Minas:

Facebook : / mtccultura
Instagram : @mtccultura

 


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!