Notícias

Cultura

Primavera de Museus

Exposição “Imagens Descobertas” oferece visitas mediadas na programação da Primavera dos Museus

Entre os dias 20 e 26 de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), será realizada a 15ª Primavera dos Museus, que, em 2021, apresenta o tema “Museus: perdas e recomeços”. O Centro de Memória do Centro Cultural Unimed-BH Minas, que integra o Circuito Liberdade, participará da programação, oferecendo para o público visitas mediadas à exposição “Imagens Descobertas”, composta por fotos produzidas entre os anos de 1943 e 1975 pelo fotógrafo Bruno Roberto Martins da Costa, com representações inéditas da vida esportiva da capital mineira. As visitas mediadas poderão ser agendadas pelos telefones 3516-1028, 3516-1025 e 3516-1039, ou pelo e-mail educativogaleria@minastc.com.br.

Fotos de Bruno Roberto da Costa compõem a mostra Imagens Descobertas.Fotos de Bruno Roberto Martins da Costa compõem a mostra Imagens Descobertas.

A exposição "Imagens Descobertas", que tem curadoria de Silvana Cançado e Paulo Rossi, apresenta, a cada três meses, 20 fotografias de Bruno Roberto Martins da Costa, produzidas entre 1943 e 1975, escolhidas de um acervo que conta com mais de dois mil negativos. “As imagens abrangem temas variados: cenas de lazer, modos de viver, comportamento e costumes; vistas aéreas de Belo Horizonte de diversas épocas; práticas esportivas - natação, vôlei, tênis, judô, futsal, basquete, ginástica; exemplares de arquitetura e equipamentos do Minas – Sede Social, Prédio do Relógio, Praça de Esportes, piscina olímpica, trampolim e o ‘velho’ Ginásio”, observa Silvana Cançado, que também é coordenadora do Centro de Memória.

Paulo Rossi alerta para as possibilidades de apreciação do acervo. “A primeira se refere ao significado extrínseco dos negativos, estes vistos como artefatos da memória do ‘fazer fotográfico’ em Belo Horizonte. A segunda possibilidade de apreciar o acervo concentra-se no valor histórico-documental intrínseco às imagens. Se, em um primeiro olhar, estas falam de esportes e de derivações do tema, subliminarmente são portadoras de outros conteúdos que explicitam comportamentos, modos de viver, práticas e relações sociais da década de 1940 a meados dos anos de 1970 em Belo Horizonte”, explica.

Sobre a Primavera de Museus

A Primavera dos Museus é uma programação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com duração de uma semana. A ação sugere a criação de atrações que unam as atividades dos museus nacionais com um único tema. Dessa forma, os museus brasileiros elaboraram programações temáticas escolhidas pelo Ibram.

Com o objetivo de refletir sobre a função dos espaços museais neste momento de pandemia, a 15ª Primavera de Museus apresenta o tema “Museus: perdas e recomeços”. A ideia é mostrar esses lugares como espaços em que as pessoas terão experiências sociais por meio da apreciação de fotos, objetos e itens históricos ou artísticos. Os museus, como produtores de experiências emocionais, são lugares propícios para que a sociedade, de forma coletiva ou individual, reflita sobre formas de reinvenção e superação.

Catálogo da exposição Imagens Descobertas

A primeira mostra do Espaço Expositivo, que tem patrocínio máster do Instituto Unimed-BH, apresenta para o público a exposição “Imagens Descobertas”, com fotos de Bruno Roberto Martins da Costa, produzidas entre os anos 1940 e 1970, sob curadoria de Silvana Maria Cançado Trindade e Paulo Rossi. Hoje, 17 de agosto, é celebrado o Dia do Patrimônio, será lançado o catálogo da exposição. O material conta com cerca de 20 fotos, que fazem parte da mostra que estará aberta para visitação até dezembro de 2021. Baixe o catálogo aqui

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais visando ampliar o acesso à cultura, promover a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 140 milhões, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura (Federal), por meio do patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. Em 2020, mais de sete mil postos de trabalho foram gerados, e 3,9 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. 

Serviço

15ª Primavera de Museus – Exposição” Imagens Descobertas”

Data: de 20 a 26 de setembro.
Horário: segunda a sábado, das 8h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 8h às 19h.
Agendamento de visitas mediadas:  3516-1028, 3516-1025 e 3516-1039, ou pelo e-mail educativogaleria@minastc.com.br.

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura

 

 


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!