Notícias

Cultura

Pinturas Recentes

Exposição de obras de André Burian, na Galeria do Minas II, terá vídeo no YouTube

As obras de André Burian, fotógrafo e pintor mineiro de Belo Horizonte, estão reunidas nas mostra “Pinturas recentes”, na Galeria de Arte do Minas II. Por causa da pandemia de Covid-19, a exposição será apresentada, no dia 26, por meio de vídeo, no canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube (youtube.com/minastcoficial). “Mostro cores e o meu não conhecimento das coisas, apresento o meu deslumbramento com a vida”, diz o artista.

 

 

Publicitário por formação, Burian recebeu uma bolsa de residência em Portugal, e por lá fez vários trabalhos. Em 1990, começou a pintar e, a partir de então, intitulou-se fotógrafo-pintor, conciliando as duas artes. Começou a se interessar por imagens aos 15 anos, mas a primeira exposição de fotografias só foi realizada em 1988. Seu trabalho se aproxima da pintura pop, em retratos e imagens deformadas e, atualmente o artista diz estar distante do que ele acredita que se tornou o objetivo da arte. “Fui me distanciando daquilo que hoje parece ser a única razão de ser da arte contemporânea. Hoje o suposto artista de verdade é um militante”, entende Burian.

 

André Burian e seu entendimento do mundo. Foto: Divulgação do artista 

 

Aos 53 anos, André Burian já foi “mais famoso”, como ele mesmo diz. Segundo o jornalista e crítico de arte Walter Sebastião, a obra de Burian tem uma identidade muito particular. “Seus trabalhos não são abstratos, nem informais e muito menos geométricos. Não são pop, neo ou pós-pop. Também se recusam a alojar-se com facilidade sob rótulos como expressionismo (são objetivos), bad painting (são elaboradíssimos) e, mais distantes ainda estão das proposições conceituais e afins. Mas poderiam dialogar com a maioria destes vetores, sem dificuldade”, diz o crítico de arte.

Burian já fez exposições individuais no Centro Nacional de Cultura, em Lisboa, Portugal, na Grande Galeria do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e na Quadrum Galeria, também na capital mineira. Em mostras coletivas, o artista teve seu trabalho exposto na publicação Antarctica Artes com a Folha em São Paulo, em 1996; na Bienal Internacional de Cuenca, Equador, em 1998; na Foto 90, no MAM-Rio, em 2007. Em 1995, ganhou o primeiro Prêmio da Bienal Nacional de Santos. Desde 1999 é representado pela Corbis, hoje assimilada pela Getty Images, na qual tem mais de 1500 imagens catalogadas.

 

Serviço

Exposição “Pinturas recentes”, de André Burian.
Data
: 26 de novembro, quinta-feira.
Exibição: canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube (youtube.com/minastcoficial).

 

Siga como redes sociais oficiais da cultura de Minas:

Facebook : / mtccultura
Instagram : @mtccultura

 


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!