Cinema

Panorama dos cinemas experimentais na AL

Ministrado por Theo Duarte, curso tem inscrições gratuitas

Acontece, em 13, 14, 15, 20 e 22 de maio, de 10h às 13h, o curso gratuito “Panorama dos cinemas experimentais na América Latina” a ser ministrado pelo pesquisador Theo Duarte no Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas (Rua da Bahia, n. 2244 – Lourdes, Belo Horizonte). Pretende-se apresentar aos inscritos no curso (que contará com intérprete de Libras) as principais tendências dos cinemas experimentais na América Latina desde os anos 1950 até nossos dias por meio da exibição e discussão de filmes significativos, situando-os em seus devidos contextos históricos e artísticos. O curso, de 15 horas, poderá ser acompanhado na íntegra pelos inscritos (que ganharão certificado de participação) ou de modo avulso, a depender das vagas disponíveis.

No vasto campo do cinema experimental latino-americano são considerados os filmes e vídeos produzidos de modo artesanal em desacordo com as convenções do sistema industrial de produção e circulação, e que se caracterizaram por sua invenção formal. Essas tendências do cinema experimental na América Latina estiveram frequentemente associadas a movimentações artísticas mais amplas e que adquiriram maior notoriedade no campo das artes visuais. Incluem-se aí as tendências relacionadas às neovanguardas do pós-guerra como a arte pop, o minimalismo e os happenings, assim como algumas movimentações vanguardistas latino-americanas como a arte neoconcreta, o tropicalismo, o conceitualismo latino-americano e etc. Busca-se assim dar destaque a partir da análise de obras significativas e contextualização histórica, aos modos como se imbricaram reinvenção das formas cinematográficas, modos de produção e propostas artísticas mobilizadas. Pretende-se também sublinhar as relações transnacionais entre as diferentes tendências e projetos estéticos obscurecidas na dominante historiografia desse cinema observando-se também as singularidades de todo o campo do cinema de vanguarda latino-americano e de suas tendências regionais no contexto internacional.

Objetivos:

O minicurso tem como objetivo estimular a reflexão sobre as possibilidades estéticas do cinema na América Latina fora das convenções que hegemonizam as formas cinematográficas. Ao apresentar e discutir variadas formas não-hegemônicas de criação estética (baseadas em métodos de produção artesanais, acessíveis aos interessados) pretende-se estimular a criatividade e expressividade dos alunos em formas audiovisuais.

Secundariamente, objetiva-se introduzir os alunos a diversas tradições históricas modernistas e a obras pouco familiares, ampliando os seus horizontes estéticos e teóricos. Pretende-se também apresentar as relações produtivas entre movimentações neovanguardistas das artes visuais e do cinema, algo frequentemente ausente nas narrativas hegemônicas da história do cinema.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link

https://forms.gle/dsHGTBB5CHJwqPnJ7

Sobre Theo Duarte
Professor, pesquisador e curador cinematográfico. Realizou pesquisas de mestrado (UFF), doutorado (USP) e pós-doutorado (Unicamp/NYU) em torno das relações entre cinema experimental e artes visuais no Brasil e América do Norte. Ministrou cursos panorâmicos sobre os cinemas experimentais latino-americanos na Unicamp, na PUC-MG e no Centro Universitário Una. Foi cocurador das mostras “Germaine Dulac: muito além da vanguarda” (CCSP/2023, SESC Avenida Paulista/2023), “Cine Brasil Experimental” (CCSP/2019, Spcine Play 2020), “Visões da Vanguarda” (CCBB-SP/2016), “Cinema Estrutural” (Caixa Cultural/RJ/2014), dentre outras. Foi programador do Cine Humberto Mauro (Belo Horizonte / 2010-2011).

Serviço:

Curso: Panorama dos cinemas experimentais na América Latina, com Theo Duarte
Data: 13, 14, 15, 20 e 22 de maio
Horário: das 10h às 13h
Local: Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas (rua da Bahia, 2.244)
Inscrições gratuitas no link https://forms.gle/dsHGTBB5CHJwqPnJ7

Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Cinema por elevador interno. 

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook: /mtccultura

Instagram: @mtccultura