Notícias

Cultura

Poemas e Amilcar

Douglas de Freitas analisará a obra de Amilcar de Castro por meio de seus escritos

No dia 26 (terça-feira), às 19h, será transmitida, pelo canal oficial do Minas Tênis Clube no Youtube, a palestra “Amilcar de Castro – Matéria e Luz, por Douglas de Freitas”. Curador associado do Instituto Inhotim, Douglas de Freitas analisará a obra do escultor mineiro, com base em três poemas escritos pelo próprio artista, “Depoimento”, de 1975, “A escultura”, de 1978, e “A consciência do fazer”, de 1981.

 

 

“A minha ideia é estruturar a palestra a partir desses poemas. Eu vou ler a poesia e explicar como os textos expressam a obra e explicam os processos de criação e fazer artístico de Amilcar de Castro”, diz o palestrante, acrescentando que não busca entender a produção de Amilcar por meio de fases de sua trajetória, mas ela se desdobra no material e em diferentes técnicas utilizadas.  “Gosto de entender como o pensamento de Amilcar se desdobra de acordo com os materiais trabalhados. Como é possível, por exemplo, enxergar no seu desenho, a silhueta de suas esculturas. É interessante entender como esses meios que ele trabalha, o desenho, a escultura, a pintura e a poesia, estão ligados por um eixo maior, que é o seu pensamento artístico”, explica Douglas de Freitas. 

Amilcar de Castro é artista consagrado mundialmente e suas esculturas de grande porte são referências para o mundo da arte nacional e internacional. Celebrar a sua obra, segundo Douglas, é fundamental. “Por conta da repercussão dos 100 anos de nascimento de Amilcar de Castro (8/6/1920 – 21/11/2002) é possível entender a relevância de sua obra. Ele tem uma importância singular na passagem da arte moderna brasileira para a arte contemporânea, por meio de sua participação efetiva no movimento neoconcreto”, afirma Douglas de Freitas.

O palestrante destaca que a bolsa de estudos que Amilcar de Castro ganhou para The Guggenheim Museums and Foundation, em Nova York, o projetou para o mundo. “Ele morou em Nova York, o que o coloca numa posição central frente a outros artistas que ficaram presos no âmbito nacional e regional. Lembrando que Amilcar é mineiro e é sabido que há pouca absorção dos artistas de Minas fora do estado. Ele conseguiu uma amplitude que o coloca numa reconhecida relevância na história da arte nacional e mundial”, destaca Douglas.

Sobre o palestrante

O paulistano Douglas de Freitas é curador associado do Instituto Inhotim, considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do planeta, que fica em Brumadinho-MG. Foi curador do Museu da Cidade de São Paulo, sendo responsável pelo programa curatorial da Capela do Morumbi. Também fez a curadoria das exposições retrospectivas “Guerra do Tempo”, de Marilá Dardot, e “Arte à Mão Armada”, de Carmela Gross, na Chácara Lane, entre outras. Em 2017 organizou o livro "Carmela Gross", publicado pela editora Cobogó.

 

Douglas de Freitas, curador associado do Instituto Inhotim, fará palestra sobre a obra de Amilcar de Castro. Foto: Acervo pessoalDouglas de Freitas, curador associado do Instituto Inhotim, fará palestra sobre a obra de Amilcar de Castro. Foto: Acervo pessoal

Sobre a exposição “Amilcar de Castro – Matéria e Luz”

Tendo como curador Rodrigo de Castro, filho do artista, a exposição “Amilcar de Castro - Matéria e Luz” pode ser visitada, virtualmente, por meio de vídeos disponibilizados no site do Minas Tênis Clube e nos canais digitais dedicados à cultuta (instragram @mtccultura). A mostra reúne cerca de 50 obras de Amilcar, entre esculturas, eucatex, papel e telas.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando a ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$ 120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH.

 

SERVIÇO

PALESTRA: “AMILCAR DE CASTRO – MATÉRIA E LUZ, POR DOUGLAS DE FREITAS”

Data: 26 de janeiro (terça-feira).
Horário: 19h.
Transmissão: canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube (youtube.com.br/minastcoficial)
Classificação: livre.

 

Patrocínio MásterInstituto Unimed-BH.

Siga como redes sociais oficiais da cultura de Minas:

Facebook : / mtccultura
Instagram : @mtccultura

 


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!