Notícias

Cultura

Complexidade do simples

Professor Luiz Flávio Silva faz palestra sobre a obra de Amilcar de Castro

Será realizada, no dia 16 de dezembro (quarta-feira), às 19h, no Café do Centro Cultural Unimed-BH Minas, a palestra “Amilcar de Castro: a complexidade do simples”, ministrada por Luiz Flávio Silva, professor de História da arte e Filosofia da Escola Guignard/UEMG e PUC-Minas. Durante o evento, que faz parte da ação educativa da exposição “Amilcar de Castro – Matéria e Luz”, o professor analisará a produção do artista a partir da sua espessura estético-filosófica e seus diálogos com a História da Arte. A inscrição para a palestra deve ser feita no site da Sympla e o número de participantes é limitado a 30 pessoas. No local da palestra serão cumpridas, rigorosamente, as medidas do Protocolo de Bioproteção elaborado pela área médica do Minas, com base nas regras estabelecidas pelas autoridades públicas de saúde, visando o controle da pandemia de Covid-19. A exposição “Amilcar de Castro – Matéria e Luz” é patrocinada pelo Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Professor Luiz Flávio Silva explica o trabalho de Amilcar de Castro no Café do
Centro Cultural Unimed-BH Minas. Foto: LF

De acordo com o professor Luiz Flávio, a arte produzida por Amilcar deve ser compreendida por meio da sensibilidade. “A singular obra escultórica de Amílcar de Castro é marcada por uma abordagem fenomenológica, em que a criação artística é compreendida como uma atividade a ser orientada e reconstruída pela sensibilidade do espectador”, explica o professor, que também falará sobre como Amilcar trabalhava na produção de suas peças. “Nas obras do artista, o vazio e a forma coincidem numa unidade essencial, em cuja potência se verifica o nascimento de uma nova espacialidade por meio de uma síntese construtivista de cortes e dobras, que deslocam massas e volumes”, destaca Luiz Flávio.

Sobre a exposição

Sob a curadoria de Rodrigo de Castro, filho do artista, a exposição “Amilcar de Castro - Matéria e Luz” fica aberta para visitação na Galeria do Centro Cultural Unimed-BH Minas, até o dia 24 de janeiro de 2021. A mostra reúne cerca de 50 obras de Amilcar, entre esculturas, eucatex, papel e telas. O Centro Cultural Unimed-BH Minas fica na rua da Bahia, 2244, bairro de Lourdes. A entrada é gratuita e, por causa da pandemia de Covid-19, a capacidade de visitantes é limitada a 30 pessoas, simultaneamente. A Galeria de Arte funciona de terça-feira a domingo e feriados, das 13h às 19h.

SERVIÇO

PALESTRA: “AMILCAR DE CASTRO: A COMPLEXIDADE DO SIMPLES”

Data: 16 de dezembro (quarta-feira).
Horário: 19h.
Local: Café do Centro Cultural Unimed-BH Minas (rua da Bahia, 2244 - Lourdes).
Inscrições: no site da Sympla
Classificação: livre.
Capacidade: 30 pessoas.

EXPOSIÇÃO “AMILCAR DE CASTRO - MATÉRIA E LUZ”

Data: até 24 de janeiro de 2021.
Horário: terça-feira a domingo e feriados, das 13h às 19h.
Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas (rua da Bahia, 2244 - Lourdes).

ENTRADA FRANCA
Classificação: livre.
Capacidade: 30 pessoas.

Patrocínio Máster: Instituto Unimed-BH.

Siga as redes sociais oficiais da cultura do Minas:

Facebook/ mtccultura
Instagram@mtccultura

 

 


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!