Notícias

Cultura

Oficinas de Arte

Atividades educativas da exposição “Amilcar de Castro – Matéria e Luz” on-line e gratuitas

Para ampliar o acesso do público à exposição “Amilcar de Castro – Matéria e Luz”, na Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas, o Malacaxeta Educativo Cultural, premiada empresa responsável pelas atividades educacionais e de acolhimento dos visitantes na exposição presencial, apresenta duas oficinas, totalmente on-line e gratuitas. Intituladas “O desenho como pensamento”, nos dias 19 e 20 (terça e quarta-feira), das 14h e 15h30, e “Ativar, desenhar e criar!”, nos dias 21 e 22 (quinta e sexta-feira), das 16h às 17h30, as oficinas pretendem levar para ao espectador as vivências e o entendimento da obra de Amilcar de Castro (8/6/1920 – 21/11/2002). As inscrições devem ser feitas com o envio das informações (nome, idade e telefone) para o e-mail educativogaleria@gmail.com. As oficinas serão realizadas por meio da plataforma de videoconferência Google Meet e as vagas são limitadas.

Voltada para os públicos adolescente e adulto, a oficina “O desenho como pensamento” propõe maneiras livres de produzir e pensar o desenho enquanto prática diária e trivial de expressão. Amilcar de Castro estudou desenho e pintura com Guignard (23/2/1896 – 25/6/1962), pintor e professor e, é a partir do desenho que seus trabalhos tridimensionais, as esculturas, são criadas. “Amilcar acreditava que o desenho era um pensamento, uma filosofia, quase uma religião. A relação dele com o desenho era muito forte, até pelas suas aulas com o Guignard, que tinha uma prática muito intensa com o desenho, onde o erro era aceito na obra”, explica Carolina Santana, gestora e fundadora da Malacaxeta e coordenadora do Programa Educativo da Galeria do Centro Cultural Unimed-BH Minas.

As obras de Amilca de castro inspiram brincadeiras. Foto: Educativo MalacaxetaAs obras de Amilca de castro inspiram brincadeiras. Foto: Educativo Malacaxeta

Já a oficina “Ativar, desenhar e criar!” é voltada para crianças entre 7 e 11 anos. Por meio de brincadeiras, investigando técnicas e procedimentos que o artista Amilcar de Castro utilizava em seus processos criativos, será estimulado nas crianças o desejo de criar obras de arte. “O objetivo é fazer as crianças brincarem a partir de proposições que se relacionam com os meios de trabalho do artista. Os âmbitos técnicos e poéticos de Amilcar de Castro serão apresentados por meio de brincadeiras, com leveza e muita diversão”, destaca Carolina Santana.

Reconhecimento

O Malacaxeta - Educativo Cultural ganhou, pela Lei Aldir Blanc do Estado de Minas Gerais, a premiação “Boas Práticas em Museus, Centros de Memória e Bibliotecas Comunitárias", pelo projeto educativo on-line da exposição “Raymundo Colares: de volta à estrada”, que esteve na Galeria do Centro Cultural Unimed-BH Minas entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020. Além de uma quantia em dinheiro, a equipe do Malacaxeta realizará visitas on-line com os educativos de todos as unidades do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com o intuito de fazer um mapeamento de visitas virtuais da instituição, a fim de criarem um modelo próprio.

O Malacaxeta produziu e realizou os projetos educativos de seis exposições do Centro Cultural Unimed-BH Minas. Em 2017, “Guignard e a paisagem mineira – o antes e o depois”; em 2018, “Litografia: Lotus Lobo”; em 2019, “Cria_experiências de invenção”, “O outro lado da montanha” e “Raymundo Colares: de volta à estrada”.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando a ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$ 120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. 

Serviço

Oficinas Educativas On-line da exposição “Amilcar de Castro – Matéria e Luz”

O desenho como pensamento
Data:
19 e 20 de janeiro (terça e quarta-feira).
Horário: 14h às 15h30.
Faixa etária:
a partir de 16 anos.
Inscrição: e-mail educativogaleria@gmail.com.
Plataforma:
Google Meet .

Ativar, desenhar e criar!
Data:
21 e 22 de janeiro (quinta e sexta-feira).
Horário:  16h às 17h30.
Faixa etária:
7 a 11 anos.
Inscrição: e-mail educativogaleria@gmail.com.
Plataforma:
Google Meet .

Patrocínio master: Instituto Unimed-BH.

Siga como redes sociais oficiais da cultura de Minas:

Facebook : / mtccultura
Instagram : @mtccultura

 


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!