Notícias

Cultura

Novembro Digital

Integrante do Circuito Liberdade, CCMTC participa de evento da Aliança Francesa

O Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC) faz parte da programação do evento internacional Novembro Digital, promovido no Circuito Liberdade, pela Aliança Francesa. A edição 2020 traz como atração o Uramado AR, aplicativo disponível na versão Android e IOS, que permitirá ao público conhecer 24 personagens do folclore japonês. As imagens serão plotadas nas fachadas dos espaços que compõem do Circuito Liberdade, em realidade aumentada, produzidas pela designer Julie Stephen Chheng. Na fachada do CCMTC, a imagem estará disponível a partir do dia 13 de novembro, na rua da Bahia, 2.244. Lourdes.

As figuras são inspiradas no folclore japonês e contam a história dos tanukis, espíritos da floresta que acordam na cidade. Considerado o personagem mais travesso do universo japonês, Tanuki é uma criatura mística e divertida, mestre no disfarce e na troca de formas. Os relatos sobre os personagens remontam ao ano 712, no livro Kojiki (Registro das Coisas Antigas), publicação mais antiga sobre a cultura japonesa.

 

 

Por meio do aplicativo Uramado AR, os tanukis “ganham vida” de forma surpreendente, correm, brincam, interagem, tentam se esconder novamente e estimulam a caça aos outros tanukis. A ideia é percorrer os espaços culturais do Circuito Liberdade e despertar todos os seres.

 

Sobre o Novembro Digital

Presente nos cinco continentes e em mais de 40 países, o festival internacional Novembro Digital celebra a criação digital em vários formatos, com programação voltada para públicos de todas as idades. Em Belo Horizonte, o evento é produzido pela Aliança Francesa e Embaixada da França, com o apoio do Institut Français.

A edição 2020 conta com apoio e participação da Fundação Clóvis Salgado, Universidade Federal de Minas Gerais, Centro Cultural da UFMG, Espaço do Conhecimento da UFMG, Centro Cultural Minas Tênis Clube, Casa Fiat de Cultura, MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais Vale, Academia Mineira de Letras, Centro Cultural Banco do Brasil, Museu Mineiro, Arquivo Público Mineiro, Casa do Patrimônio Cultural, Escola de Design - UEMG, Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Circuito Liberdade e Governo de Minas Gerais.

Serviço

Novembro Digital – Uramado AR
Data:
13 de novembro a 11 de dezembro.
Local: fachada do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC) (rua da Bahia, 2.244) e demais integrantes do Circuito Liberdade.
Links para download do Uramado AR
Android:
https://cutt.ly/WgHLiX1
Apple: https://cutt.ly/GgHLr7F

Siga como redes sociais oficiais da cultura de Minas:

Facebook : / mtccultura
Instagram : @mtccultura

 


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!