Notícias

Cultura

Museu do Minas

CCMTC participa da 14ª Primavera de Museus, evento promovido pelo Ibram

Entre os dias 21 e 27 de setembro, será realizada a 14ª Primavera de Museus. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e o tema desta edição é “Mundo Digital: Museus em Transformação”.  O Centro de Memória do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC) participará da ação disponibilizando o vídeo de visita mediada na exposição de longa duração “Minas Tênis Clube: várias histórias”, que conta a história do esporte em Belo Horizonte e o papel do Minas Tênis Clube na trajetória esportiva, arquitetônica e cultural da capital. O vídeo pode ser assistido a partir do dia 21 de setembro, nos canais digitais do Clube dedicados à Cultura, Instagram @mtccultura e Facebook @mtccultura, e no canal oficial do Minas Tênis Cube no Youtube (youtube.com.br/minastcoficial).

O vídeo oferece ao público entretenimento cultural de qualidade, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer parte do acervo do Centro de Memória do CCMTC. O título da exposição de longa duração, “Minas Tênis Clube: várias histórias” resume seu objetivo, que é contar as histórias do Clube que completará, em  15 de novembro próximo, 85 anos de fundação, relacionando-as à história da capital mineira. Em 39 vitrines, com acervos bidimensionais e tridimensionais, e 20 TVs, que apresentam 28 vídeos curtos, o Minas é apresentado em seus quatro pilares – Esporte, Cultura, Lazer e Educação.

 

 

As conquistas do Minas são mostradas por meio de troféus, taças e pratos. Também é apresentada a evolução dos uniformes e dos formatos das premiações desde os anos 1930 até a atualidade. O Prédio do Relógio, a Sede Social da rua Bahia e outras edificações e espaços do Clube se destacam não apenas nas imagens do vídeo, mas também como símbolos arquitetônicos da capital, revelando a importância do Minas na construção de BH e na afirmação do comportamento e dos costumes da sociedade belo-horizontina.

“O acervo do Centro de Memória do Minas Tênis Clube contribui para a manutenção da memória do belo-horizontino. A história do Minas e da capital foram construídas juntas, não somente no que se refere ao esporte, que é o DNA do Clube, mas na observação e na transformação do comportamento, da cultura e das tendências arquitetônicas, sociais e geracionais de Belo Horizonte. A exposição de longa duração ‘Minas Tênis Clube: várias histórias’ mostra, de forma orgulhosa, o Minas e a Belo Horizonte que gostamos de ver”, afirma o diretor de Cultura do Minas, André Rubião.

Sobre a Primavera de Museus

Com o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o número de visitas e estreitar a relação dos museus com a sociedade, a Primavera dos Museus, temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), é realizada há 14 anos, no mês de setembro. O evento teve em sua primeira edição, em 2007, 300 museus participantes. Em 2019, na 13ª Primavera de Museus, participaram 848 instituições museológicas, com 2.650 eventos.

Serviço:

Primavera de Museus

Data: 21 de setembro, segunda-feira.
Exibição: Instagram @mtccultura, facebook/mtccultura e canal oficial do Minas Tênis Cube no Youtube (youtube.com.br/minastcoficial).

Siga como redes sociais oficiais da cultura de Minas:

Facebook : / mtccultura
Instagram : @mtccultura

 


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!