Notícias

Cultura

Mentalismo

Rafael Lucchesi se inspira nas leis herméticas e leva o visitante a observar o próprio universo

A Galeria de Arte do Minas II recebe a exposição do artista e designer Rafael Lucchesi. Intitulada  “Mentalismo”, a mostra apresenta 14 telas em grandes formatos, com técnicas mistas de tinta acrílica, spray, pastéis de óleo e colagem. A exposição convida o visitante a ter sua visão sobre cada obra. “Prefiro que ele consiga enxergar algo que o faça refletir, se identificar com algum personagem desenhado e com isso, apreciar o trabalho como todo, ter sua própria visão”, explica o artista. “Mentalismo” pode ser visitada entre os dias 8 de novembro e 5 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h. É obrigatório o uso de máscara. A mostra também terá vídeo para a visita virtual que será publicado no canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube, às 18h, do dia 8/11 (segunda-feira).

 

De acordo com Rafael Lucchesi, a inspiração para sua arte está na filosofia do Hermetismo, que é o conjunto das doutrinas esotéricas, filosóficas e religiosas associadas a Hermes Trismegisto, representação do deus grego Hermes e do deus egípcio Tot. Tal filosofia apresenta sete leis: correspondência, vibração, polaridade, ritmo, gênero, causa e efeito e mentalismo. “A inspiração da exposição ‘Mentalismo’ vem das sete leis herméticas, em que a primeira lei é o mentalismo. Pode-se dizer que é uma filosofia de vida que busca o autoconhecimento. Essa inspiração veio por meio do álbum "Tábua de Esmeraldas", de Jorge Ben [na época que o disco foi lançado, em 1974, o artista ainda não assinava Jorge Ben Jor]. Depois que ouvi esse disco tudo mudou para mim, trouxe essa temática para meu trabalho”, explica o artista.

 

Obra da mostra "Mentalismo", de Rafael Lucchesi, que estará na Galeria do Minas II. Foto: Divulgação.Obra da mostra "Mentalismo", de Rafael Lucchesi, que estará na Galeria do Minas II. Foto: Divulgação.

 

A série Mentalismo pretende fazer com que os visitantes acessem pontos profundos da mente para apreciar as obras.  As pinturas que compõem a mostra, foram criadas com o objetivo de “retratar os pensamentos mais profundos e como eles surgem. Então pode-se dizer que sim, o visitante terá que acessar sua mente para identificar o que está vendo”, atesta Rafael. O artista destaca na mostra a obra que ele intitulou de “Novo normal”. “É uma tela de 4,25 metros de largura com 1,33 de altura. Uma obra inspirada em ‘Guernica’ de Picasso (1881- 1973),  porém, com meu traço e minha originalidade, sabe?”, ressalta.

Resistência, igualdade, boemia e libertação são temas que estão presentes nas obras da mostra “Mentalismo”. “O princípio do mentalismo que diz: "O todo é mente; o universo é mental." junta todos esses diálogos, minhas inspirações, minhas influências, meus estilos e criação, misturando tudo e fazendo parte do meu universo”, observa Rafael Lucchesi. Dessa forma, o artista pretende incutir nas pessoas a ideia de que cada pessoa tem seu universo. “Cada um tem seu "mundinho", um universo dentro de você.  Muitos ainda não têm esse conhecimento, mas, as pessoas que encaram esse labirinto, que é a nossa mente, conseguem se conhecer melhor. Como eu desenho desde pequeno, tentei explorar o meu universo por meio da arte, que é meu lugar de expressão”, revela Rafael. 

O artista afirma que suas obras são para todos e que há mais que a beleza a ser contemplada. “Tenho sempre em mente que meu trabalho faça refletir para além do "belo", do decorativo. Pode não parecer nas obras, mas, todas têm uma mensagem que pode ser interpretada livremente. O importante é identificar com algo dentro desse universo”, atesta Rafael. “Quero que as pessoas saiam da exposição, olhando para si, buscando seus conhecimentos mais profundos e encarando o labirinto de sua mente”, aconselha o artista.

 

Serviço:

Exposição “Mentalismo”, de Rafael Lucchesi

Data: de 8 de novembro  a 5 de dezembro.
Local: av. dos Bandeirantes, 2.323, Serra, no Minas II.
Horário: de segunda a sexta, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h.

Vídeo visita virtual
Data: de 8 de novembro
Horário: 18h
Canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!