Entre os dias 6 de agosto e 6 de setembro, a Galeria de Arte do Minas II abrigará as fotos de André Senna e Marcelo Santos que mostram cidades do interior de Portugal. Intitulada “Memórias de viagem: registros de uma terra boa”, as imagens foram criadas utilizando técnicas diferenciadas para retratar movimentos nas cidades em composições, recorrendo a elementos da arquitetura, da geometria e da geografia. Com curadoria de Elania Matos, as 39 imagens são emolduradas com cortiça. Com entrada franca para o público em geral, a Galeria do Minas II funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h.
Coloridas e em preto e branco, as imagens capturam com sensibilidade e delicadeza as expressões do comportamento humano, fazendo revelações inesperadas de detalhes imagéticos em cada registro. Algumas fotos marcam o movimento ascendente, que lembra o formato do Monumento do Descobrimento (que fica na cidade de Lisboa), para fazer uma alusão à abertura e ao espírito aventureiro do povo português, bem como ao interesse dos fotógrafos em abrir caminhos para a terra boa da fotografia.
As molduras de cortiça não surgem de forma aleatória. Oriundas do sobreiro, árvore predominante em Portugal, o material aparece como símbolo de resistência, resiliência e versatilidade. A cortiça, assim como os azulejos, presentes nos mosaicos e painéis das cidades capturadas pelas lentes de André Senna e Marcelo Santos, marcam o trabalho exposto e remetem a uma configuração peculiar presente no mosaico visual construído por cada um.
Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura
Serviço:
Exposição “Memórias de viagem: registros de uma terra boa”
Data: de 6 de agosto a 6 de setembro.
Horário de funcionamento da Galeria do Minas II: segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; sábado, das 6h às 20h; domingos e feriados, das 6h às 19h.
Classificação: livre.
Entrada: franca.