Milton Hatoum no Letra em Cena
Oito anos depois de iniciado, é lançado o último capítulo de um projeto “ambicioso, mas não pretensioso”. O mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras, Milton Hatoum, coloca, enfim, o ponto-final em sua trilogia “O lugar mais sombrio” e é o convidado especial do Letra em Cena do próximo 29/10, quarta-feira, no Centro Cultural Unimed-BH Minas.
Um dos nomes mais notáveis da literatura brasileira contemporânea, Milton Hatoum chega a BH depois de ver seu nome cotado entre os prováveis ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura 2025 (concedido ao húngaro László Krasznahorkai). O destaque internacional vem do reconhecimento de um autor já premiado no exterior e com seus livros traduzidos para 17 países, como a Itália, os Estados Unidos, a França e a Espanha.
Além da conversa com o curador do projeto José Eduardo Gonçalves, o Letra em Cena marca o lançamento do livro que encerra a trilogia de Hatoum, “Dança de enganos”, que chegou às livrarias neste mês. “Foi um trabalho árduo escrever a trilogia, inicialmente pensada para ser um livro único, com 800 ou 900 páginas. Mas, como diria Jorge Luis Borges, até escrever um bilhete é difícil”, conta o autor. O novo romance é ambientado em Ouro Preto e tem uma voz narrativa feminina. O ator Odilon Esteves fará a leitura de um trecho do livro.
Segundo Milton Hatoum, a conversa no Letra em Cena vai além do debate de sua própria obra. “Queremos falar sobre as questões técnicas que envolvem o ofício da escrita. Por exemplo, a criação deste pequeno universo literário que, enquanto escritor ou escritora, você inventa na ficção. Queremos falar também das adaptações de meus livros para quadrinhos, cinema, TV e teatro”, antecipa.
Para o leitor que não conhece a obra do amazonense, ele recomenda começar de acordo com as próprias afinidades literárias de cada um. “Para os que gostam de romances, sugiro a leitura de ‘Dois irmãos’, que é o meu romance mais lido, ou ‘Relato de um certo oriente’, cuja versão cinematográfica será exibida no Centro Cultural no dia 30/10. Já para aqueles que preferem textos mais breves, eu sugiro o livro de contos ‘A cidade ilhada’ ou a coletânea de crônicas ‘Um solitário à espreita”.
Sobre o autor
Milton Hatoum nasceu em Manaus (AM), em 1952, filho de imigrantes libaneses. Estudou Arquitetura na Universidade de São Paulo e Letras na Universidade de Paris (Sorbonne), onde também lecionou. Atuou como professor de literatura na Universidade Federal do Amazonas e na Universidade da Califórnia (Berkeley). Estreou na literatura com “Relato de um certo oriente” (1989), vencedor do Prêmio Jabuti de melhor romance. Em seguida, publicou “Dois irmãos” (2000, também ganhador do Jabuti), “Cinzas do norte” (2005, vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura), “Órfãos do Eldorado” (2008) e os dois primeiros volumes da trilogia – “A noite da espera”(2017) e “”Pontos de fuga”(2019), entre outros. Em agosto deste ano foi eleito para ocupar a Cadeira n.º 6 da Academia Brasileira de Letras, em sucessão a Cícero Sandroni.
Mostra Literatura e Cinema: Carta Branca a Milton Hatoum
Na esteira do Letra em Cena, que recebe o escritor Milton Hatoum, o Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas realiza, entre 27 e 30/10, a mostra “Literatura e Cinema: Carta Branca a Milton Hatoum”. Os filmes têm entrada franca e os ingressos podem ser retirados na bilheteria, uma hora antes de cada sessão. Saiba mais.
Serviço
Letra em Cena especial – Milton Hatoum
Data: 29/10 (quarta-feira)
Horário: 19h
Curadoria: José Eduardo Gonçalves
Leitura de textos: Odilon Esteves
Local: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Entrada franca, com inscrições pela Sympla
Classificação: livre
Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Teatro por elevador interno, com rapidez e segurança. O Estacionamento fica aberto até meia hora após o fim do espetáculo.
Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura