Notícias

Cultura

A casa dos livros

Edição especial do “Letra em Cena. Como ler…” celebra a biblioteca

A sessão do mês de julho do programa literário do Minas Tênis Clube, “Letra em Cena. Como ler…”, é especial. Nessa sessão será enaltecida a casa onde todos os escritores têm morada: a biblioteca. O jornalista e escritor José Eduardo Gonçalves, curador do programa, coletou depoimentos de escritores, jornalistas, editores, educadores e gestores desses espaços a fim de entender a importância e o lugar que as bibliotecas ocupam na sociedade. Essa sessão tem como objetivo celebrar a futura Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas, que está na última fase de implantação e que vai atender a população da capital com um acervo de seis mil livros. O programa, que terá a leitura de textos da atriz Bruna Kalil Othero, será exibido no dia 27 julho (terça-feira), às 20h, no canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube.

Segundo José Eduardo Gonçalves, o Minas dá um passo muito importante na consolidação do Centro Cultural Unimed-BH Minas. “Estamos celebrando um fato importante, que é a realização da biblioteca no Centro Cultural. É um espaço muito bem estruturado, com um acervo fabuloso de seis mil títulos, muito bem planejado e aberto para os associados e para a comunidade. O Centro Cultural Unimed-BH Minas se torna um dos mais completos espaços culturais da capital”, observa. 

A edição especial do Letra em Cena on-line é dedicada a esses espaços mágicos que guardam o saber. “Fizemos um programa focado não a um autor específico, mas ao local que abriga os livros. Conversei com várias pessoas e fiz algumas perguntas sobre o tema. As respostas vieram de acordo com a vivência de cada uma com a biblioteca. Ouvi experiências pessoais, depoimentos muito importantes, como do escritor Itamar Vieira Júnior, uma pessoa que veio de uma casa em que não se tinha o hábito da leitura, como contou na edição do Letra em Cena sobre Jorge Amado, exibido em junho”, lembra o curador do programa literário.

O escritor Luiz Ruffato foi um dos nomes que concedeu depoimento para a edição especial do Letra em Cena on-line e contou como conheceu a biblioteca. “Eu acho que no momento em que você entra numa biblioteca você ganha a possibilidade de cavar os caminhos que deseja. Porque conhecimento não é algo que se impõe, é algo que se conquista, então, no momento em que você tem esse acesso, que você pode entrar numa biblioteca, de alguma maneira está se ligando a toda história da humanidade e, portanto, está também fazendo parte dela, está fazendo história”, observa o autor mineiro.

Além de Luiz Ruffato, estão no programa depoimentos dos escritores José Eduardo Agualusa e Itamar Vieira Junior, das educadoras Maria Antonieta Cunha, Bel Santos Mayer, Fabíola Farias, da bibliotecária Cleide Fernandes, do jornalista Rogério Pereira e do ilustrador Nelson Cruz. “É interessante ver como a vida das pessoas podem ser transformadas pelos livros e bibliotecas. Assistiremos nesse programa depoimentos emocionados e emocionantes, pessoais e técnicos”, revela José Eduardo.

Serviço

Letra em Cena on-line: bibliotecas
Data: 27 de julho, terça-feira.
Horário: 20h.
Transmissão: canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube (youtube.com.br/minastcoficial).

 

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura

 


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!