Notícias

Cultura

Instante Invisível: processo de criação

Bate-papo entre fotógrafo, curadores e arquiteto que produziram a mostra Instante Invisível

Como se pensa uma exposição? Como se escolhe as obras que irão compor a mostra? Como se desenha a expografia da disposição das peças na galeria? Será pintada? Será plotada? Como se transforma um espaço para ser a casa de uma determinada mostra de arte? No dia 9, às 20h, o fotojornalista Eugênio Sávio, que apresenta, na Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas, a exposição “Instante Invisível”, os curadores Pedro David e João Castilho e Vitor Lagoeiro, da empresa Micrópolis, responsável pelo projeto expográfico da mostra, vão conversar sobre esse trabalho, na palestra “Instante Invisível”, que será exibida, gratuitamente na plataforma da Sympla. “Falaremos sobre todo o processo da exposição, desde o convite do Eugênio, à escolha das fotografias, a edição dos blocos temáticos que elegemos, o desenho do espaço, as soluções de materiais, como as plotagens em adesivo, acrílico, voil e mesas”, explica Pedro David.  Tudo isto junto explicará a ideia da linha curatorial e seu processo de implantação.

 

Foto de Eugênio Sávio do jogador Paulinho na Copa da Russia.  Foto: Orlando BentoFoto de Eugênio Sávio do jogador Paulinho na Copa da Russia. Foto: Orlando Bento

 

A  exposição tem patrocínio máster do Instituto Unimed-BH e pode ser visitada até o dia 26 de setembro, de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h. A capacidade da Galeria é de 30 pessoas simultaneamente, e o uso de máscara é obrigatório.

A mostra “Instante Invisível” foi elaborada a partir de três eixos. “O primeiro apresenta as fotografias de esportes olímpicos realizadas em Pan-americanos e olimpíadas. O segundo se detém sobre o futebol, modalidade que Eugenio Savio se dedicou especialmente. Por último, apresentamos as fotografias realizadas do lado de fora das grandes arenas”, observa João Castilho, curador da exposição.

Na conversa serão destacadas algumas fotos da mostra. “Falaremos de várias imagens. Talvez, abordaremos especificamente as que estão isoladas e que acabaram representando blocos sozinhas”, conta Pedro. “Vejo como emblemática na exposição a fotografia do jogador Paulinho tocando a bola com a ponta do pé, no jogo da Copa do Mundo da Rússia. Essa foto é muito harmônica, viajou sozinha pelas redes sociais e viralizou. Mas não por acaso, ela tem um ângulo de visão distinto, o que a torna única, mesmo entre os milhares de fotogramas feitos por inúmeros fotógrafos do mundo todo que registraram esse mesmo momento”, observa o curador. João atenta para essa sequência de fotos. “Além disso, essas fotos são um gancho para podermos falar das soluções instalativas da exposição” 

 

Instalação da exposição Instante Invisível. Foto: Orlando BentoInstalação da exposição Instante Invisível. Foto: Orlando Bento

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais visando ampliar o acesso à cultura, promover a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura (Federal), por meio do patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. Em 2020, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH.  

Centro Cultural Unimed-BH Minas no Circuito Liberdade

O Centro Cultural Unimed-BH Minas é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Serviço:

"Instante Invisível”, palestra com Eugênio Sávio, erro David, João Castilho e

Data: 9 de setembro, quinta-feira
Horário: 20h
Transmissão pela plataforma da Sympla (clique aqui)

Exposição "Instante Invisível"

Data: até 26 de setembro
Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas (rua da Bahia, 2.244. Lourdes)
Horário: terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h.

ENTRADA FRANCA | Classificação: livre.

Capacidade: 30 pessoas.

Patrocínio Máster: Instituto Unimed-BH.
Patrocínio: Tora, Bioextratus, Macrotec, Data Engenharia, Carbel e Fortebanco
Apoio: Circuito Liberdade e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas Tênis Clube:

Facebook: / mtccultura
Instagram: @mtccultura


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!