Notícias

Cultura

Galpão no Cinema

Grupo Galpão apresenta filmes para celebrar seus 40 anos

Uma das mais importantes trupes teatrais do país, o Grupo Galpão celebra 40 anos e apresenta, nas Salas de Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas, filmes realizados por eles e com eles.

Nos dias 1º e 2 de julho, sexta e sábado, serão exibidos documentários e curtas que fazem parte da história da trupe. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados exclusivamente na bilheteria do cinema 30 minutos antes das sessões.

 

Dia 1º/7 – sexta-feira – 20h10 – sala 2

PARTIDA DE VÔLEI À SOMBRA DO VULCÃO
Curta-metragem
Direção: Clarissa Campolina e Fernanda Vianna
Classificação: 12 anos
Duração: 39’
Sinopse: Hipnotizada pela imagem de um vulcão ativo do outro lado do mundo, uma mulher parte ao encontro de sua fúria. No caminho, sem conseguir voltar, ela se descobre em uma gravidez extraordinária, começando o relato da viagem que dá forma a esta peça-filme, jornada entre o teatro e o cinema inspirada nas narrativas do realismo fantástico. 

MOSCOU
Documentário
Direção: Eduardo Coutinho
Classificação: Livre
Duração: 77’
Sinopse: Em Belo Horizonte o Grupo Galpão aceitou o desafio de montar, ao longo de três semanas de ensaios, a peça teatral "As Três Irmãs", de Tchekhov. Com um detalhe: a peça jamais será apresentada ao público. O documentário registra os ensaios e os exercícios cênicos realizados pela trupe, questionando as fronteiras e os limites entre realidade e ficção.

Dia 2/7 – sábado – 10h – Sala 2

A primeira perda da minha vida
Curta-metragem
Direção: Inês Peixoto
Classificação: livre 
Duração: 24’
Sinopse: Ao se deparar com uma menina chorando, Kafka descobre que ela perdeu sua boneca. Ele resolve consolá-la, inventando a história de que a boneca saiu para viajar e que ele seria o portador das cartas contando suas aventuras. Embora não se saiba se essa história de fato aconteceu, ela é um extraordinário exemplo da capacidade que a ficção e a empatia humana têm de curar feridas. A primeira perda da minha vida realiza um mergulho poético no mundo do cinema e do teatro, por meio das cartas de uma boneca perdida. As filmagens feitas no teatro do Galpão Cine Horto fundem as duas linguagens, num exercício de profunda fantasia e imaginação.

Após o filme será realizado um bate-papo com Inês Peixoto, atriz e diretora do filme.

Dia 2/7 – sábado – 20h15 – Sala 2

FOGO FÁTUO
Documentário
Direção: Eduardo Moreira e Luiz Felipe Fernandes
Classificação: livre
Duração: 50’
Sinopse: O vídeo, dirigido por Eduardo Moreira e Luiz Felipe Fernandes, retrata particularidades do processo de criação desenvolvido pelo Grupo Galpão ao longo de quase 40 anos de existência da companhia mineira.

A GENTE PODE TUDO PELO MENOS POR ENQUANTO
Webdocumentário
Direção: Luiz Felipe Fernandes
Classificação:12 anos
Duração: 112’
Sinopse: Em 6 capítulos, mostra, de forma não linear, o processo de criação da peça OUTROS (2018), parceria com o encenador Marcio Abreu.

 

Bilheteria - 8h30 às 20h30, todos os dias.
Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados exclusivamente na bilheteria do cinema 30 minutos antes das sessões.

Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Teatro por elevador interno, com rapidez e segurança. 

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook: /mtccultura
Instagram@mtccultura


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!