Exposições selecionadas – 2025
A Gerência de Cultura do Minas Tênis Clube publica o resultado do edital de ocupação da Galeria do Minas II. Foram selecionados trabalhos para cinco exposições – quatro individuais e uma coletiva – que mostrarão, a partir de abril, no espaço localizado na Avenida Bandeirantes 2.323, obras em pintura, escultura, desenho, fotografia, aquarela e outros meios.
Confira a lista de selecionados:
Gabriela Carvalho – O projeto “Habitando espaços, criando seres” investiga as potencialidades da pintura-objeto, explorando a relação tátil entre materiais, formas e o espaço. “É pintura que quer ser tudo”, nas palavras da artista. Para ela, criar seres não se limita ao simples ato de desenhar ou preencher figuras; é um gesto de transformação, onde a pintura abandona o plano para se tornar volume, corpo e presença.
Malu Souza – Artista combina técnicas têxteis tradicionais e contemporâneas para explorar temas como memória, identidade e natureza. Utilizo o macramê, com seus nós geométricos, para criar narrativas visuais ligadas ao corpo, enquanto o crochê vai além de sua função utilitária ao integrar esculturas e instalações que dialogam com espaço e tempo. A tapeçaria, por sua vez, cria relevos táteis que convidam à interação sensorial. O uso de materiais naturais, como a fibra de bananeira, reforça a conexão com o ciclo de vida e a efemeridade, unindo o artesanal ao ecológico em reflexões sobre nossa relação com o mundo.
Maria Ignez Biagioni – A exposição “Natureza imaginária” traz uma série de desenhos/pinturas, em que a artista convida o observador a penetrar em jardins imaginários. As flores não são representações, são metáforas da harmonia e tranquilidade inerentes à Natureza. Os trabalhos são uma mistura de desenho e pintura, onde são usados pincel, lápis e pena. É técnica mista: nos trabalhos em preto e branco, a artista usa nanquim, lápis preto, tinta guache ou acrílica. Nos trabalhos em cores, acrescenta detalhes em aquarela.
Rafaela Angeli – Em “print pirata – gravura em bueiros”, a artista propõe uma conversa com as artes gráficas e a performance, na busca de uma forma de experimentar de deixar um registro da e para a cidade, a partir dos seus bueiros. Daí vem o primeiro movimento: olhar para baixo, para o que está nos pés, e enxergar possibilidades artísticas para algo que passa despercebido no dia a dia de quem transita pelas ruas do centro e periferias.
Exposição Arvoredo, do Ateliê do Jambeiro (artistas: Edelcy Seabra; Heliana Henriques; Jadyza Maria; Lai Faria; Laura Porto; Lourdes Drummond; Marcia Martins; Maria Inês Oliveira; Monica Batitucci; Tânia Caçador) – Mostra inspirada na natureza e composta por obras de 10 artistas visuais formando um conjunto harmônico sobre o tema. As técnicas utilizadas são diversas: fotografia, desenho, bordado, colagem, pintura, cerâmica, impressão e intervenção em imagem e outros.
Sobre a Galeria do Minas II
A Galeria do Minas II foi inaugurada em 1987 e, ao longo de 34 anos, se tornou uma referência na divulgação da produção de jovens talentos artísticos da capital. O espaço fica no hall da Sede Social do Clube, na avenida Bandeirantes, 2323, Serra, e é aberto para visitação do público sócio e não sócio.
Siga as redes sociais oficiais da cultura do Minas:
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura