Notícias

Cultura

Ramificações

Por meio da pareidolia, Shiiti, artista que expõe no Minas II, deseja que o visitante veja algo novo e diferente

As obras do artista Shiiti foram escolhidas para fazer parte da série de exposições 2021 da Galeria do Minas II. Intitulada “Ramificações”, a mostra apresenta 46 obras, entre fotos e pinturas, de dimensões que variam entre 25,5cm x 23cm e 73cm x 53cm. A exposição busca relacionar imagens do cotidiano com as figuras que o artista coloca no papel e associar com o reconhecimento de imagens familiares, fenômeno chamado pareidolia. “'Ramificações' é um olhar pessoal dos traços que consigo encontrar pelo caminho. Seria legal poder despertar a curiosidade nas pessoas. Curiosidade por tudo que está em volta, em cada canto ou fresta. É possível ter mais do que um ponto de vista, inúmeras maneiras de olhar para as coisas”, explica o artista. “Ramificações” pode ser visitada na Galeria do Minas II (avenida dos Bandeirantes, 2.323, no bairro Serra), entre os dias 4 de outubro e 1º de novembro, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h. É obrigatório o uso de máscara. O vídeo da visita virtual da mostra será exibido no canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube, no dia 8 de outubro, às 18h.

Eduardo Shiiti apresenta exposição Ramificações na Galeria do Minas II.Eduardo Shiiti apresenta exposição Ramificações na Galeria do Minas II.

Bacharel em Artes Plásticas, Eduardo Shiiti Jacob Toma é natural de Ubá (MG) e, atualmente, mora na capital mineira. Shiiti se dedica ao desenho em nanquim, porém, sempre teve o hábito de produzir fotos, expressão das artes plásticas que está presente em “Ramificações”. “Tirar foto é um hábito que eu tenho, mesmo antes da minha formação em Artes Plásticas e da especialização em fotografia. Eu gosto de registrar detalhes ou o que costumo chamar de ‘pequenitudes’, coisas que poderiam passar despercebidas, talvez”, conta o artista. Na mostra, é feita uma associação entre as fotos e os desenhos. “A relação que eu faço dessas imagens com os desenhos é como se as fotografias ficassem gravadas de alguma maneira na memória, e depois aparecem semelhanças nos meus traços” , observa Shiiti.

 

 

As obras expostas em “Ramificações” apresentam fotografias do dia a dia, seguidas de pinturas e desenhos que conversam entre si. “Essas imagens do cotidiano aparecem mais nas fotografias, e elas mostram o meu interesse pelas plantas e pequenas estruturas que venho observando pelo caminho. Essa associação com os desenhos é subjetiva, mas, mesmo os desenhos sendo abstratos, conseguimos reconhecer semelhanças em algumas formas”, explica. “‘Ramificações’ e a associação com esse movimento das plantas é uma das formas possíveis de olhar para o meu trabalho. Digo isso porque em outros projetos eu trato de outros temas. Mas a abstração, sim, faz parte do meu desenho, mesmo eu sempre enxergando alguma coisa ali que me soa familiar. Gosto de pensar que cada um que olha para os desenhos pode descobrir algo novo e se apropriar daquilo”, diz Shiiti.

Foto que compõe a mostra Ramificiações, de Eduardo Shiiti, na Galeria do Minas II.Foto que compõe a mostra Ramificiações, de Eduardo Shiiti, na Galeria do Minas II.

Com "Ramificações", Shiiti deseja que o detalhe seja o foco da observação do espectador. “Espero que o visitante possa olhar com atenção para os pontinhos, possa reparar nos detalhes e, com isso, possa descobrir possibilidades novas para os meus desenhos. Assim, cada pessoa pode ver algo diferente: um coração, uma raiz, uma constelação inteira”, conclui.

 

Serviço:

Exposição “Ramificações”, de Shiiti

Data: de 4 de outubro  a 1º de novembro.
Local: av. dos Bandeirantes, 2.323, Serra, no Minas II.
Horário: de segunda a sexta, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h.

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura



Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!