O que não se vê
“Colóquio sobre as coisas anônimas” é o título da exposição de Carol Peso que ocupa a Galeria do Minas II entre 13/9 e 13/10. A mostra apresenta 16 pinturas em tinta acrílica sobre tela, em diferentes dimensões que vão desde 100cm x 155cm, até pequenos formatos de 20 x 20cm. Contemplada no edital da Galeria do Minas II, a artista diz que interessa “particularmente entender a cidade como um suporte de memórias e um lugar de formação de hábitos visuais”. Sendo assim, o que será visto no espaço expositivo são “elementos mais banais e corriqueiros, que impregnam o nosso cotidiano e por vezes nos passam despercebidos”, observa a artista. . A Galeria de Arte do Minas II fica na avenida dos Bandeirantes, 2.323, na Serra, e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h.
As pinturas que compõem a mostra “Colóquio sobre as coisas anônimas” são fruto da pesquisa de Carol Peso sobre visualidade urbana. Tal estudo existe desde 2018 e nesses trabalhos a artista, como uma cronista, observa o cotidiano e, de forma intuitiva, ela bate fotos das imagens que chama sua atenção. “Sinceramente não consigo explicar muito bem o que me faz interromper a caminhada pelas ruas e tirar uma foto. Pode ser uma composição de linhas da fiação elétrica, um jogo de texturas na calçada, o arranjo espacial do entulho da construção civil, a brutalidade de um equipamento, a singeleza do desenho de uma cerca, a intervenção pitoresca em uma fachada ou num muro”, conta a artista. “Há mesmo algo da atuação do cronista. Assim como ele, eu testemunho um acontecimento (uma cena urbana), mas busco “narrá-lo” à minha maneira, utilizando minhas próprias “palavras”, exagerando um pouco, omitindo outro tanto, e “ficcionando” bastante”, atesta Carol.
A artista Carol Peso apresenta a exposição “Colóquio sobre as coisas anônimas”, na Galeria do Minas II – Foto: Acervo pessoal
Sempre partindo de fotografias, as pinturas de Carol Peso não seguem uma forma hermética na sua proteção. “A minha pintura se inspira, então, nessas fotografias, mas o seu desenvolvimento é bem livre. Eu sei como ela começa, mas não sei como vai terminar. Não há um projeto fechado a seguir. A cor surge com essa mesma liberdade, pois a minha relação com ela é muito intuitiva: um pigmento puxa o outro, e por aí vai”, explica Carol.
Na Galeria do Minas II a artista também vai apresentar as fotos que inspiraram as telas expostas pelo meio digital acessível por QRCode. “É importante ressaltar que as minhas fotos são uma ferramenta de trabalho e não foram capturadas como fim em si mesmas. Muitas trazem a precariedade dessa condição. Mas são reveladoras da relação entre espacialidade, memória e identidade, que guia a minha pesquisa estética”.
Carol deseja que sua exposição seja um ampliar dos olhos do visitante. “Gostaria que a exposição fosse um singelo convite a aguçar a nossa sensibilidade para perceber o cenário no qual nos movemos”, conclui.
Serviço
Exposição “Colóquio sobre as coisas anônimas”, de Carol Peso
Data: de 13 de setembro a 13 de outubro de 2022.
Local: av. dos Bandeirantes, 2.323, Serra, no Minas II.
Horário: de segunda a sexta, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h.
Siga as redes sociais oficiais da cultura do Minas:
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura
