Notícias

Cultura

Desnorte

Exposição na Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas apresenta pela primeira vez em BH mostra de Bob Wolfenson

O paulistano Bob Wolfenson, um dos mais respeitados fotógrafos do Brasil, traz para a Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas a exposição “Desnorte”, que, segundo o fotógrafo, não tem a ambição de dar conta de seus 50 anos de carreira, “mas é uma leitura desse tempo”. Com cerca de 120 imagens produzidas por ele, divididas em retratos, fotos de moda, polaroides, extraídas de seus livros/exposições, fotos de viagens turísticas e de viagens em busca de locações, anotações fotográficas e álbum de família, "Desnorte" aponta os caminhos de Bob no trabalho do registro fotográfico. A mostra, que é a primeira de Bob Wolfenson em Belo Horizonte, estará aberta para visitação entre 17 de agosto e 23 de outubro de 2022. A entrada é franca e a Galeria de Arte funciona de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h. A exposição tem patrocínio máster do Instituto Unimed-BH. A classificação é 12 anos.

Não é à toa que a exposição se chama "Desnorte", mesmo nome da publicação de Bob lançada em 2021. “O eixo curador dessa exposição é uma desordem temática, porque isso é exatamente o que me define. Um misto de todos os estilos. Nas exposições das séries que fiz, todas temáticas, sempre foram embaralhamentos não aleatórios com conexões a partir da retrospectiva de cada um”, explica o fotógrafo. Há na curadoria da exposição uma espécie de “desordem temática”, que, de acordo com Bob, é onde se percebe o título da exposição. “"Desnorte" também partiu daí: uma grande seleção de muitos trabalhos que fiz e tentativas de ordenar desordenando, mostrando assim um novo resultado”, observa.

A exposição da Galeria do Centro Cultural Unimed-BH Minas tem como norte a publicação Desnorte, porém com algumas novas possibilidades. “De certa forma é uma ampliação daquilo [o livro] e uma redução também. Algumas coisas saíram, outras entraram. O ponto de partida foi o livro, mas ele se modificou nas paredes. Tem fotografias que funcionam mais na impressão em papel, outras que ficam melhor expostas, e por aí fomos trabalhando”, conta Bob encarnando o curador da exposição.

 

Edifício Copan por Bob WolfensonEdifício Copan por Bob Wolfenson

Presente na vida de Bob desde os 16 anos, o artista soma hoje 68, a fotografia se tornou mais que um trabalho, passou a ser vocação e a sua forma de ver. “No começo, foi o meu ofício e ao longo dos anos ela [fotografia] foi entrando na minha vida de uma certa forma que eu não concebo a minha existência sem fotografar, sem olhar para as coisas do ponto de vista de um fotógrafo”, revela Bob.

O diretor do Cultura do Minas Tênis Clube, André Rubião, entende que Bob Wolfenson não é apenas um artista primordial na cena cultural nacional, mas também é responsável por elevar e levar o nome do Brasil para os grandes espaços dedicados à arte. “Essa é a primeira vez que o trabalho do Bob é apresentado em uma grande exposição na capital mineira e é aqui no Centro Cultural Unimed-BH Minas. Isso nos dá grande alegria e orgulho. Sua técnica refinada de fotografar o legitimou a transitar em meios artísticos e jornalísticos. Bob imprimiu seu olhar sensível e técnico na produção de retratos, de grandes nomes da cultura e política nacional, e paisagens que narram a história”.

Para a diretora-presidente do Instituto Unimed-BH, Mercês Fróes, é um grande orgulho para o Instituto patrocinar a primeira exposição de Bob Wolfenson em Belo Horizonte. “O Instituto Unimed-BH sempre trabalhou na vanguarda de projetos que estimulassem um outro olhar para a realidade em que vivemos. Na leitura dos 50 anos da carreira de Bob, apreciamos a história permeada por uma crônica de costumes, sob o olhar acurado do artista”, revela.

Com "Desnorte", Bob diz que vai mostrar possibilidades. “Eu tento oferecer uma viagem pelos caminhos que percorri, mostrando por onde andei e as pessoas que conheci”, conclui o fotógrafo.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Serviço:

Desnorte

Data: 17 de agosto até 23 de outubro de 2022
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.
Entrada franca | Classificação: 12 anos.

 


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!