Cultura

Sob a pele

Exposição de fotografias integra a programação da 9ª Festa da Francofonia

A primeira mostra do espaço Expositivo do Centro Cultural Unimed-BH Minas integra a 9ª Festa da Francofonia em Belo Horizonte. Intitulada “Sob a pele”, a exposição de fotografias de Pauline Daniel, apresenta entre os dias 2 e 30 de março, fotos que utiliza produtos danificados, considerados impróprios para venda, mas totalmente consumíveis. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 20h, e domingos e feriados, das 8h às 19h. A entrada é franca e a classificação é livre.

Serão expostas no espaço 13 fotos de frutas típicas brasileiras e sete fotos apresentadas na edição francesa da exposição. O trabalho de Pauline oferece as duas possíveis facetas de um mesmo alimento: o lado cru, marcado e danificado; depois sua versão descascada, trabalhada e roteirizada revelando seu brilho interior. As fotos inéditas foram produzidas no estúdio da fotógrafa brasileira Nana Moraes.

Pauline acredita que, com a exibição dessas fotos, poderá colocar em pauta o debate sobre a ditadura da beleza, um tema assola a sociedade. “Nesse conjunto de imagens, quis revelar esteticamente as frutas e os legumes danificados e prestes a serem descartados. Na escuridão do estúdio de fotografia procurei trazer à luz o sabor real intrínseco de cada produto. Uma vez descascados e processados, os alimentos enegrecidos ou necróticos revelam-se não só aptos para o consumo, mas também dignos dos melhores pratos”, explica ela. Dessa forma, Pauline afirma que a exposição “Sob a Pele” convida o espectador/consumidor a refletir sobre a tirania da aparência tão enganosa.

 

Serviço

Exposição Sob a Pele, de Pauline Daniel

Data: de 2 a 30 de março de 2023
Horário:  segunda a sábado, das 8h às 20h, e domingos e feriados, das 8h às 19h.
Entrada franca | Classificação: livre.

 

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:
Facebook/mtccultura
Instagram: @mtccultura