Cultura

Pequenos formatos

Mostra coletiva de alunos da Lúcia Castanheira Escola de Arte

Entre os dias 16 de abril e 15 de maio, o Espaço Expositivo do Centro Cultural Unimed-BH Minas abriga 50 trabalhos artísticos de 22 alunos da Lúcia Castanheira Escola de Arte na mostra intitulada Pequenos Formatos. Completando a programação, será realizada, no dia 20/4, das 14h30 às 16h30, na Sala Multimeios I, a oficina intitulada “Olhar Contemporâneo”, ministrada por Lúcia Castanheira. O encontro será voltado para o público adulto, acima de 18 anos, e as inscrições gratuitas devem ser feitas no site da Sympla.

A escolha dos trabalhos apresentados passou pela curadoria de Lúcia e o objetivo é fazer com que as produções dos alunos sejam apreciadas pelo grande público. “Procuro ser o mais democrática possível e penso que uma mostra coletiva dá espaço para quem iniciou há pouco tempo. Aliás, penso que aprendemos sempre com quem tem mais experiência e com quem não tem”, explica.

A professora, formada em Belas Artes na UEMG e com vasta trajetória, instiga seus alunos a se arriscarem no mundo das artes e mostrarem seus talentos para o público. “Nas minhas, aulas eu provoco os alunos com ilustrações de obras de arte definitivas e estimulo a procurar recortes significativos de boa composição e efeito sensível”, conta a professora. A artista acredita que a arte serve para somar e ampliar conhecimentos e visões. “Pintar sempre será um ato de somar ideias de quem já fez e se consagrou na história da arte.  Cada aluno vai somar conforme os seus critérios sob a minha orientação”, revela Lúcia Castanheira.

Pequenos Formatos é um convite para o público observar a diversidade das obras produzidas na Lúcia Castanheira Escola de Arte. “O estudo constante é imprescindível para obter resultados. Tenho uma vasta biblioteca e as mesas da escola ficam repletas de ideias e livros. A cada passo a ser a ser dado é sempre incentivado a pesquisar outros autores”, diz.

Sobre a oficina

Lúcia explica que será uma palestra sobre o “olhar contemporâneo”. “Vamos percorrer a História das Artes Ocidentais rapidamente, para entender que toda ela é contemporânea do seu tempo”, atesta. Lúcia entende que a arte tem que contar o espírito do seu tempo para ser validada. “Faremos uma vivência com ilustrações de obras de arte de várias épocas para ilustrar e confirmar que a arte é sempre coadunada com os acontecimentos filosóficos, políticos, sociais entre muitos aspectos em que o artista estava inserido. Aliás, o meu trabalho é focado no que está acontecendo hoje, no universo da Arte do Séc. XXI”, conclui.

Serviço

Exposição Pequenos Formatos

Data: de 16 de abril a 15 de maio de 2023
Horário:  segunda a sábado, das 8h às 20h, e domingos e feriados, das 8h às 19h.
Entrada franca | Classificação: livre.

Oficina “Olhar contemporâneo”

Data: 20 de abril de 2023
Horário:  das 14h30 às 16h30
Local: Sala Multimeios I
Inscrições: gratuitas no site da Sympla

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:
Facebook/mtccultura
Instagram: @mtccultura