Cultura

Escala de cinza

Exposição fotográfica apresenta imagens sob o olhar daltônico

A Galeria do Minas II recebe, no período de 11 de junho a 11 de julho, a exposição de fotografias “Lumbra: um fotógrafo daltônico no Urbano”, do publicitário Guilherme Mário. Nas 14 imagens em preto e branco, selecionadas entre 355 fotografias feitas nas ruas de Belo Horizonte e região metropolitana, o artista revela uma nova forma de visão da paisagem. “Essa série tem como objetivo mostrar a representação fotográfica criada por uma pessoa daltônica, ou o modo de ver de um portador de daltonismo, diante de um mundo real colorido”. Com entrada franca para o público em geral, a Galeria do Minas II funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h.

As imagens produzidas por Guilherme Mário defendem a ideia de que as cores não são essenciais para se perceber as minúcias das imagens. “Ao criar essa sequência, tive como proposta chamar a atenção para outros modos de enxergar a realidade visível, buscando comprovar que a diferença na percepção visual das cores não altera a concepção e a sensibilidade para a ‘visão’ fotográfica”, explica o fotógrafo. Guilherme afirma que com essa série é possível para uma pessoa com problemas de visão trabalhar imagens com excelência. “Numa reflexão sobre a diversidade de olhares, mostro para as pessoas que daltônicos podem trabalhar com imagens e que essa não é uma deficiência que os impeça de levar uma vida normal”, diz.

Nas fotos expostas, estão cenários conhecidos dos belo-horizontinos e moradores da região metropolitana, como a Praça da Liberdade, a Avenida Afonso Pena, o Edifício Acaiaca, a Praça Sete, o Itaú Power Shopping, o estádio Mineirão, entre outros. “O uso do preto e do branco deve-se pela apresentação das imagens na escala de cinza, numa aproximação da visão daltônica, o que contribui para chamar a atenção para outros elementos da imagem ao subtrair o uso das cores”, destaca Guilherme Mário.

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:
Facebook: 
/mtccultura
Instagram: @mtccultura

Serviço

Exposição “Lumbra: um fotógrafo daltônico no Urbano”,

Data: de 11 de junho a 11 de julho.
Horário de funcionamento da Galeria do Minas II: segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; sábado, das 6h às 20h; domingos e feriados, das 6h às 19h.
Classificação:
 livre.
Entrada: franca.