Notícias

Cultura

Então, é Natal!

CCMTC participa da Exposição de Presépios no Circuito Liberdade

Até o dia 7 de janeiro, estará exposto, na entrada da mostra permanente “Minas Tênis Clube: várias histórias”, o presépio, em pedra sabão, do artista Moacir Gerônimo Rodrigues. A exibição da obra faz parte da Exposição de Presépios no Circuito Liberdade, e as visitas podem ser feitas de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriados das 11h às 19h. O uso de máscara é obrigatório.

 

Presépio de Moacir Gerônimo Rodrigues pode ser apreciado no CCMTC. Foto: Orlando Bento

 

Criado no século XIII por São Francisco de Assis, o presépio tem como objetivo relembrar a cena do nascimento de Cristo. No século XVI, no Concílio de Trento, a Igreja Católica introduziu os presépios nos seus regulamentos e, posteriormente, os utilizou para a conversão dos indígenas do Novo Mundo. Os presépios estão presentes e são reconhecidos em diversas culturas e diferentes nomes: "belen”, “crechè”, “crib”, "jeslicky”, “manger”, "nacimiento", "pesebre”, "Krippe" e "szopka".

Os presépios que compõem a Exposição de Presépios no Circuito Liberdade foram produzidos a partir de diversas técnicas e suportes materiais e são de autoria de artistas populares, autodidatas, artesãos e pessoas apaixonadas pela tradição de montar presépios.

Serviço

Exposição de Presépios no Circuito Liberdade
Data:
  até 7 janeiro de 2021.
Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 20h, domingos e feriados, das 11h às 19h
Local: Centro Cultural Minas Tênis Clube (Rua da Bahia, 2244 - Lourdes).
Classificação: livre.
Foto: Orlando Bento

 


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!