Notícias

Cultura

Desenhos do Mercado

Exposição de Rita de Souza, na Galeria do Minas II, ganha vídeo no YouTube

A exposição “Viagem pitoresca pelo Mercado Central de BH”, de Rita de Souza, uma das escolhidas na seleção para compor a programação de 2020 da Galeria do Minas II, será apresentada em vídeo, no dia 20, no canal oficial do Minas Tênis Clube no youtube (youtube.com/minastcoficial). A exposição reúne 40 desenhos, em grafite sobre papel, que expressam o olhar da artista sobre o Mercado Central da capital mineira. O trabalho foi produzido nas viagens de Rita ao Brasil, enquanto cursava o bacharelado em História da Arte pela Faculté des Arts et des Sciences da Université de Montreal, no Canadá, entre os anos de 2015 e 2018.

 

 

Segundo a artista, a motivação de recriar as imagens do Mercado Central foi de resgatar e avivar a memória. “O que eu queria era um retorno a algo que havia se perdido com o tempo. As nossas vivências, nossas memórias e as nossas raízes entranhadas nas histórias da nossa cultura”, explica Rita. Os corredores do mercado são para Rita um lugar de “revivências”. “O Mercado Central da minha cidade natal [Belo Horizonte] está ali como um gatilho que ativa as lembranças e histórias a partir de suas mercadorias, cheiros, sabores e saberes”, observa a artista.

 

A ideia da mostra é colocar o público como visitante do tradicional Mercado de Belo Horizonte, num passeio conduzido pela artista, que apresenta o que está escondido dentro do que é corriqueiro naquele cenário. “Eu me coloco na posição de um viajante pelos corredores labirínticos do mercado. Mas, nesse caso, a viagem é dentro da minha própria cultura, com o olhar mais atento sobre tudo o que sempre esteve ao meu redor. Um olhar mais curioso à procura de resgates, descobertas e redescobertas”, ressalta Rita.

Ricos em texturas e contrastes de luz e sombra, os desenhos que compõem a exposição são pequenas naturezas-mortas que carregam significados e que deixam entrever peculiaridades de um contexto, de uma época e de um lugar. “O nome da série é ‘Viagem pitoresca pelo Mercado Central de BH’, mas, na verdade, a viagem vai um pouco além do espaço físico, ela vai para um tempo que já passou, mas que ficou registrado na memória”, observa a artista.

Serviço

Exposição ‘Viagem pitoresca pelo Mercado Central de BH’, de Rita de Souza
Data: 20 de outubro, terça-feira.
Exibição: canal oficial do Minas Tênis Clube no youtube ((youtube.com/minastcoficial).

Siga como redes sociais oficiais da cultura de Minas:

Facebook : / mtccultura
Instagram : @mtccultura

 


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!