Cultura

No Cinema….

Estreias e filmes que já estão se tornando clássicos

14º Festival de Cinema Varilux

Serão exibidos, na Sala 2 do Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas, entre os dias 9 e 22 de novembro, 20 filmes que integram a programação do 14º Festival Varilux de Cinema.

Os ingressos custam R$ 10, e podem ser adquiridos na Bilheteria do Cinema ou no site da Velox.

 

 

Nina – A heroína do sete mares
Animação, livre, 1h35, França

Direção: David Alaux
Sinopse: Nina é uma ratinha aventureira que sonha em se tornar uma grande heroína. Ao lado de seu fiel companheiro, o gato Sam, ela decide ajudar o velho herói Jasão e seus soldados a salvar a cidade de Yolcos da fúria de Poseidon. Mesmo que todos ao seu redor duvidem dela, Nina está decidida a provar que tem coragem de sobra para embarcar nesta missão pelos 7 mares e proteger a sua cidade.

Sala 1 | 10h30 e 13h

 

Vai e vem

Documentário, 14 anos, 1h25, Brasil

Direção: Fernanda Pessoa de Barros e Adriana Beatriz Barbosa
Sinopse: O ano em que tudo mudou radicalmente, onde as fronteiras reais e invisíveis ganharam outra dimensão, é a raiz de uma provocação fílmica. Duas amigas separadas pelos hemisférios norte e sul da América pretendem dançar no tumulto de imagens, violências, frustrações e desejos. Fazem-no através de um jogo em que o registro de si e das mulheres ao seu redor se transforma em um diálogo real e lúdico, como um encontro e um abraço decididos a resistir à distância. 

Sala 2 | 16h

No dia 22/11, às 19h, sessão comentada com as presenças das realizadores Chica Barbosa e Fernanda Pessoa e mediação de Dayane Tropicaos. Ingressos gratuitos com retirada na bilheteria uma hora antes da sessão.

 

 

Por um destino insólito

Comédia/Romance, 14 anos, 1h54, Itália

Direção: Lina Wertmüller
Sinopse: Tirando férias no Mediterrâneo, a rica capitalista Raffaella Pavone Lanzetti alugou um iate para fazer um cruzeiro. Ela grita ordens o tempo todo, quando não está tomando posições bem politicamente incorretas. Raffaella descarrega boa parte da sua futilidade em Gennarino Carunchio, um siciliano comunista que trabalha na embarcação, exigindo que ele fique mais apresentável. Gennarino desenvolve desprezo pela independência dela, ficando cada vez mais frustrado com suas ordens. Quando está escurecendo, ela diz para Gennarino descer o bote. Os dois acabam ficando perdidos quando o motor tem uma pane e a corrente marinha os leva para longe. Por acaso encontram terra, mas é apenas uma ilha desabitada e, para piorar, o pequeno bote deles esvazia. Isolados e sem as diferenças sociais, Gennarino e Raffaella vão se ver em uma situação que nunca iriam imaginar.

 

Sala 1 | 19h

Sessão única e comentada  no dia 21/11, por Vitor Miranda, com entrada gratuita e retirada de ingresso uma hora antes da sessão.

 

How to have sex  

Drama, 16 anos, 1h30, Reino Unido/Grécia

Direção: Molly Manning Walker
Sinopse: Três adolescentes britânicas passam um feriado juntas, bebendo, indo a boates e namorando, naquele que deveria ser o melhor verão de suas vidas. Enquanto dançam pelas ruas ensolaradas de Mália, eles se vêem navegando pelas complexidades do sexo, do consentimento e da autodescoberta.

Sala 1 | 20h50
Não haverá sessão nos dias 21 e 22/1

 

 

Tia Virginia

Comédia, 12 anos, 1h40, Brasil

Direção: Fábio Meira
Sinopse: Uma mulher de 70 anos que nunca se casou e nem teve filhos é convencida pelas irmãs a se mudar de cidade para cuidar dos pais. O filme se passa em um único dia: o dia em que Virginia se prepara para receber as irmãs Vanda e Valquíria, que viajam para celebrar o Natal

Sala 1 | 18h50

Não haverá sessão nos dias 21 e 22/1

 

Assassinos da lua das flores

Drama/Faroeste, 14 anos, 3h30, EUA

Diretor: Martin Scorsese
Sinopse: Na década de 1920, membros da tribo nativa americana Osage são assassinados em Osage County, Oklahoma, depois que petróleo é encontrado em suas terras, e o FBI decide investigar.  

Sala 1 | 15h
Este filme contém acessibilidade pelo app Greta.

 

 

Elis & Tom – só tinha de ser com você

Documentário, 12 anos, 1h40, Brasil

Diretoçao: Roberto de Oliveira
Sinopse:Os bastidores e todos os dramas e tensões que cercaram as gravações do álbum Elis & Tom a ponto do projeto quase ser interrompido. No fim, no entanto, a força da música se sobrepõe e conduz Elis Regina, Tom Jobim e um grupo de jovens músicos talentosos à uma obra-prima. Uma viagem no tempo, com momentos de conflito e também de pura alegria, que revelam momentos íntimos do processo criativo e das personalidades dos artistas. O filme é também um emocionante reencontro do diretor com os artistas e o material por ele filmado há quase cinco décadas.

Sala 2 | 14h
Este filme contém acessibilidade pelo app Mobi Load.

 

 

Trolls 3 – Juntos novamente
Animação, livre, 1h28, EUA – Dublado

DireçãoWalt Dohrn
Sinopse: Depois de dois filmes de amizade verdadeira e paquera implacável, Poppy e Tronco agora são oficialmente um casal. À medida que se aproximam, Poppy descobre que Tronco tem um passado secreto. Ele já fez parte da boyband favorita dela, BroZone, com seus quatro irmãos Floyd, John Dory, Spruce e Clay. Eles se separaram quando Tronco ainda era um bebê, assim como a família, e Tronco não viu seus irmãos desde então. Mas quando Floyd, é sequestrado, Tronco e Poppy embarcam em uma jornada emocionante para reunir os outros irmãos e resgatá-lo de um destino ainda pior do que a obscuridade da cultura pop. 

Sala 1 | 10h40 
Este filme contém acessibilidade pelo app Mobi Load.

Não haverá sessão nos dias 18 e 19/11

 

 

Bilheteria – 10h às 20h30, todos os dias.
Ou no site da Velox

Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Cinema por elevador interno, com rapidez e segurança. 

 

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook/mtccultura
Instagram@mtccultura